Voltar ao Blog
Blog Img

5 dicas para o inspirar a ser mais produtivo em 2022

Nos últimos dois anos, o teletrabalho tornou-se a norma para muitos de nós. E muitos trabalhadores querem continuar a trabalhar remotamente numa perspetiva a longo prazo. Mas se é novo no mundo do teletrabalho ou simplesmente se sente com pouca energia para trabalhar, pode ser difícil manter-se motivado sem a estrutura de um escritório.

É a altura certa para refletir sobre o seu estilo de trabalho e sobre aquilo que deseja alcançar em 2022. Seguem 5 dicas que o vão ajudar a ser mais produtivo (do que nunca) no próximo ano.

1. Crie um espaço dedicado ao trabalho. Segundo a Forbes, alguns estudos revelam que ter um espaço de trabalho dedicado ao homeoffice é importante para a sua capacidade de concentração. As pessoas que reservam um local de trabalho específico na sua casa, livre de distrações, têm maior probabilidade de se concentrar melhor. Se tiver um quarto de visitas, pondere reutilizá-lo como escritório. Também pode considerar reservar um espaço para trabalhar na bancada da cozinha ou na mesa de jantar.

2. Mantenha um horário de trabalho regular. Mesmo que esteja em posição de definir o seu próprio horário, manter um horário de trabalho regular ajuda-o a garantir que consegue comunicar eficazmente com a sua equipa. Se criar o hábito de começar a trabalhar com horas de entrada e saída predefinidas, será mais fácil cumprir o seu horário. Não se esqueça de fazer pausas, apanhar ar fresco e fazer exercício, pois isso ajuda a melhorar o seu bem-estar e a aumentar a sua produtividade.

3. Evite as tarefas pessoais. A The Muse considera que uma das melhores formas de se manter produtivo é evitar desempenhar tarefas pessoais durante o horário de trabalho. É fácil perder a noção do tempo quando está a fazer compras online ou a conferir as últimas atualizações das suas redes sociais – e isso pode ter um custo em termos de produtividade.

4. Converse com os seus colegas. O teletrabalho pode ser muito solitário, mas não tem de o ser. Encontre uma forma de comunicar com os membros da sua equipa ao longo do dia, por exemplo, através do Slack ou do Microsoft Teams. Também pode ser útil ter uma breve reunião via Zoom ou Google Meet no início do dia com toda a sua equipa para discutirem projetos em curso e tarefas individuais.

5. Vista-se de forma profissional. Pode ser tentador vestir calças de fato de treino ou até manter o pijama quando não tem de ir para o escritório, mas vestir-se de forma casual também pode fazê-lo sentir-se menos inclinado para trabalhar. Ao escolher o mesmo tipo de roupa que vestiria se fosse para o escritório, está a recriar o seu ambiente de trabalho profissional em casa. Isso pode ajudá-lo a manter-se concentrado e produtivo. Além disso, nunca será apanhado desprevenido para uma reunião de Zoom!

O teletrabalho passou a ser o “novo normal” em 2020 e 2021, e 2022 não parece que vá ser diferente. O trabalho remoto pode ter grandes benefícios, incluindo um maior equilíbrio trabalho/vida pessoal e o tempo ganho em deslocações casa-trabalho e trabalho-casa, mas é importante manter-se produtivo. Na entrada em 2022, tenha estas 5 dicas em consideração para criar um ambiente de trabalho em casa que o ajude a atingir os seus objetivos e a ser um membro valioso da sua equipa – duas coisas que só beneficiarão a sua carreira.

 

Fonte:
https://www.forbes.com/sites/forbescommunicationscouncil/2020/04/30/seven-tips-for-staying-productive-while-working-from-home/?sh=5663ea115380