Voltar ao Blog
Blog Img

Procura de Emprego: que técnicas pode utilizar para se destacar?

Todos sonham com o emprego. O emprego para o qual estão entusiasmados por ir todas as manhãs, que nos desafia e onde temos excelentes colegas de trabalho. Mas na verdade, encontrar esse emprego de sonho pode ser mais difícil do que se pensa. Então, que técnicas, para além da procura de emprego e do envio do seu currículo, pode utilizar para se destacar?

  • Criar um website profissional. No artigo “5 Simple Yet Highly Effective Job Hunting Techniques to Land Your Dream Job” para a Glassdoor, John Stevens recomenda a criação do seu próprio website, onde enumere as suas competências e realizações, e demonstre a sua capacidade de trabalhar com sucesso na posição que pretende. Assegure-se de incluir exemplos do seu trabalho, informações sobre a sua área de especialização, e quaisquer testemunhos.

  • Trabalhe com um coach. Como Nancy Collamer destaca no seu artigo da Forbes, “7 Keys to a Successful Job Search, muitas pessoas estão nervosas na entrevista, sejam estas realizadas pessoalmente ou em videoconferência. É aqui que trabalhar com um coach que o possa ensinar a vestir, falar e comportar-se em situações stressantes pode fazer toda a diferença. Um coach profissional pode também ajudá-lo a determinar quais são as suas qualidades mais fortes e mostrar-lhe como as comunicar eficazmente no seu currículo e em conversas.

  • Consiga referências de um funcionário interno da empresa. No seu artigo para o Society for Human Resource Management, Roy Maurer relata que a maioria das contratações provém de referências de outros funcionários. Os empregadores preferem candidatos referenciados porque têm uma maior taxa de conversão. Para além disso, uma vez contratado, é provável que fique mais tempo com a organização. Portanto, reveja a sua rede de contactos e verifique se conhece alguém que trabalha na empresa dos seus sonhos e procure educadamente pedir o seu apoio.

  • Abordar recrutadores. De acordo com Alison Doyle no seu artigo “How to Get Noticed by Your Dream Company” para a The Balance Careers, é geralmente arriscado contactar os recrutadores através do LinkedIn. No entanto, se partilhar algum dos seus contactos profissionais na sua rede, é perfeitamente aceitável perguntar a um contacto partilhado se estaria disposto a apresenta-lo à empresa.

Para encontrar o emprego dos seus sonhos, poderá ter de se esforçar ainda mais e fazer mais do que simplesmente enviar o seu curriculum vitae e carta de apresentação. É claro que, uma vez que cada interação pode potencialmente levar a uma oportunidade, certifique-se de se apresentar profissionalmente em todos os momentos. Lembre-se: apenas tem uma oportunidade de causar uma boa primeira impressão!

Fontes:
https://www.glassdoor.com/blog/job-hunting-techniques/
https://www.forbes.com/sites/nextavenue/2013/04/22/7-keys-to-a-successful-job-search/#3bc3594e3021
https://www.shrm.org/resourcesandtools/hr-topics/talent-acquisition/pages/employee-referrals-remains-top-source-hires.aspx
https://www.thebalancecareers.com/how-to-get-noticed-by-your-dream-company-2060036