Voltar ao Blog
Blog Img

Como liderar quando a sua equipa está exausta

Sejamos realistas: 2020 foi extenuante. O stress de se adaptar ao distanciamento social e ao teletrabalho durante a primavera, seguido de semanas de infelicidade ao vermos o impacto da pandemia no nosso país. Seguiram-se os meses de suspense enquanto esperávamos pelo desenvolvimento das vacinas. Atualmente, mesmo com grande parte da população vacinada, ainda não regressamos à normalidade. Ainda precisamos de utilizar máscaras, manter o distanciamento social e muitos de nós ainda estão em teletrabalho.

Portanto, não é surpreendente que após quase dois anos de stress, a sua equipa esteja exausta. De facto, provavelmente você está esgotado, mas ainda precisa de encontrar uma forma de gerir a sua equipa durante o resto deste período, não importa quanto tempo demore.

Dicas de liderança para uma equipa exausta

Liderar a sua equipa através de um acontecimento sem precedentes que muda o mundo, não é fácil e não existem regras rígidas e rápidas. Contudo, as seguintes dicas podem ajudá-lo/a a estar em sintonia com os seus funcionários, o que também facilitará a sua liderança:

  • Seja compreensivo. As pessoas podem estar a sentir um misto de emoções neste momento, desde o medo e tristeza à solidão, frustração e depressão. É provável que os pais estejam stressados ao tentarem ajudar os seus filhos a habituarem-se à aprendizagem híbrida ou remota.

  • Ouça os problemas. Ao arranjar tempo para a sua equipa expressar as suas preocupações e ouvi-los sem julgamento, pode fazê-los sentir-se mais valorizados.

  • Esteja atento ao bem-estar mental da sua equipa. Um inquérito realizado pela Mercer a 270 companhias de seguros revelou que a maioria classifica agora a saúde mental como sendo um risco tão grande como fumar. Caso note que algum dos seus funcionários demonstra sinais depressivos, ansiedade ou burnout, reserve algum tempo para falar com eles sobre a sua saúde. Se não estiverem claramente bem, aconselhe-os a procurar ajuda e assegure-lhes que os apoia.

  • Energize a sua equipa. Determine o que, para além da pandemia, está a consumir a energia da sua equipa e faça as alterações necessárias. Por exemplo, se as reuniões diárias estiverem a demorar demasiado tempo e todos as recearem, determine um limite de tempo ou considere fazê-las dia sim, dia não. Se o software que utiliza no trabalho for demasiado complexo e lento, procure uma alternativa mais eficientes. Divida os projetos mais longos em pequenas etapas e celebre êxitos.

Reconheça as realizações individuais dos membros da equipa em frente do grupo. Ultrapassem os obstáculos analisando-os, aprendendo com a experiência e avançando para o próximo objetivo.

Seja forte agora para se preparar para o futuro

As empresas vão competir para recuperar clientes e negócios perdidos. Para muitas organizações, lidar com as consequências da pandemia será tão intenso como lidar com a própria crise. Portanto, utilize estas dicas de preparação tanto para si como para a sua equipa, de forma a aproveitar todas as oportunidades que provavelmente surgirão.

Fontes:
https://hbr.org/2020/12/how-to-lead-when-your-team-is-exhausted-and-you-are-too
https://www.mercer.com/content/dam/mercer/attachments/private/gl-2020-ar1700-mmb-health-trends-report-mercer.pdf