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Admita os seus erros

​Todos nós cometemos erros de vez em quando. Por vezes é um erro relativamente pequeno, como por exemplo uma gralha num relatório. Outras vezes é um erro maior, como a perda de um cliente importante. Embora seja compreensível massacrar-se ou talvez até arranjar desculpas para o porquê de ter acontecido, apenas existe caminho construtivo a seguir: admitir os seus erros.

Os benefícios de admitir os seus erros

Cometer um erro não é bom, mas se não lidar bem com a situação pode ser muito pior. Por exemplo, se continuar a rebaixar-se, terá dificuldade em ultrapassar essa situação. Poderá até perder a autoconfiança. Por outro lado, se tentar atribuir a culpa a algo ou a outra pessoa, isso pode resultar em tensão no local de trabalho.

Quando admite os seus erros, demonstra integridade e responsabilidade. A sua chefia e colegas veem que é honesto e que está preparado para assumir a responsabilidade pelas suas ações. Isso provavelmente fará com que o respeitem mais. Para além disso, irão considerá-lo um melhor trabalhador, alguém com quem podem contar. Não obstante, estarão ainda mais preparados para o ajudar a corrigir os seus erros para que possa transformá-los em oportunidades de aprendizagem.

 

Como admitir os seus erros

Então como é que conseguimos admitir os nossos erros?

No artigo, 3 Ways Owning Your Mistakes Will Make you Powerful do empresário Matthew Toren que afirma que admitir os nossos erros envolve o seguinte processo:

  • Reconheça o seu erro. Por outras palavras, não o evite. Se olhar para o seu trabalho e não parecer muito correto, é melhor perceber que cometeu um erro antes de outra pessoa.

  • Encontre uma solução. Descubra como pode corrigir o erro de forma a cumprir o melhor possível o projeto final. Por exemplo, se falhou um prazo, determine a rapidez com que pode realisticamente fornecer o produto.

  • Informe as pessoas que serão afetadas pelo seu erro. Informe o seu chefe e colegas de trabalho. Salvo perguntem uma razão, deve evitar entrar em pormenores, pois isso irá parecer que está a arranjar desculpas.

  • Apresente uma solução. Explique qual é a sua solução alternativa e veja se a consideram satisfatória. Caso contrário, analise outras opções até que se estabeleça uma solução para todos os envolvidos.

  • Prossiga. Uma vez decidida a solução, é fundamental executá-la para não voltar a dececionar. Caso necessite de ajuda, peça.

Ninguém é perfeito e isso significa que de vez em quando todos cometemos erros. Mas se os admitir e solucionar corretamente, estes podem ajudá-lo a tornar-se um funcionário mais respeitado, confiante e experiente.

Fontes:
https://www.entrepreneur.com/article/232417
https://www.inc.com/lolly-daskal/4-impressive-ways-great-leaders-handle-their-mistakes.html