Todos nós cometemos erros de vez em quando. Por vezes é um erro relativamente pequeno, como por exemplo uma gralha num relatório. Outras vezes é um erro maior, como a perda de um cliente importante. Embora seja compreensível massacrar-se ou talvez até arranjar desculpas para o porquê de ter acontecido, apenas existe caminho construtivo a seguir: admitir os seus erros.
Os benefícios de admitir os seus erros
Cometer um erro não é bom, mas se não lidar bem com a situação pode ser muito pior. Por exemplo, se continuar a rebaixar-se, terá dificuldade em ultrapassar essa situação. Poderá até perder a autoconfiança. Por outro lado, se tentar atribuir a culpa a algo ou a outra pessoa, isso pode resultar em tensão no local de trabalho.
Quando admite os seus erros, demonstra integridade e responsabilidade. A sua chefia e colegas veem que é honesto e que está preparado para assumir a responsabilidade pelas suas ações. Isso provavelmente fará com que o respeitem mais. Para além disso, irão considerá-lo um melhor trabalhador, alguém com quem podem contar. Não obstante, estarão ainda mais preparados para o ajudar a corrigir os seus erros para que possa transformá-los em oportunidades de aprendizagem.
Como admitir os seus erros
Então como é que conseguimos admitir os nossos erros?
No artigo, “3 Ways Owning Your Mistakes Will Make you Powerful” do empresário Matthew Toren que afirma que admitir os nossos erros envolve o seguinte processo:
Ninguém é perfeito e isso significa que de vez em quando todos cometemos erros. Mas se os admitir e solucionar corretamente, estes podem ajudá-lo a tornar-se um funcionário mais respeitado, confiante e experiente.
Fontes:
https://www.entrepreneur.com/article/232417
https://www.inc.com/lolly-daskal/4-impressive-ways-great-leaders-handle-their-mistakes.html=