Voltar ao Blog
Blog Img

O seu futuro profissional poderá ser interestelar?

Se pensa que não tem o que é preciso para trabalhar em Marte ou na Lua, provavelmente está a pensar errado - principalmente se já possuí experiência em teletrabalho. Quem trabalha remotamente desenvolve o foco e demonstra uma forte capacidade física e mental, além das habilidades sociais, que incluem a autorreflexão, a comunicação, o trabalho em equipa à distancia...as pessoas que vão explorar e trabalhar em outros planetas, precisarão também destas skills. Então, podemos afirmar que até é mais qualificado do que pensa! E trabalhar no espaço poderá estar a meras décadas de distância.

Elon Musk, no festival SXSW em 2013, disse - “Eu gostaria de morrer em Marte, mas não com o impacto”. O nome de Musk está relacionado à engenharia espacial, veículos automáticos e a todo tipo de inovação tecnológica. Apesar de associarmos o futuro no espaço a estas áreas tecnológicas, isso não significa que os empregos do futuro serão completamente diferentes dos empregos do presente. Médicos, farmacêuticos, professores, nutricionistas e especialistas agrícolas estarão todos em alta, pois precisaremos do know-how para nos mantermos saudáveis ​​em todos os lugares. Algumas universidades já oferecem cursos que combinam medicina tradicional com ciências espaciais para ampliar o conhecimento sobre como o corpo humano reage no espaço e em planetas distantes. Contudo, para prosperar, ainda iremos precisar de muito mais que habilidades práticas - a comunicação avançará para um nível totalmente novo, pois não precisaremos de nos comunicar apenas com humanos distantes. A interação com a inteligência artificial ocupará grande parte das nossas vidas no futuro. Como vamos liderar e em que medida a inteligência artificial se tornará cada vez mais independente? Precisaremos de psicólogos em IA, especialistas em ética e advogados no futuro? Certamente é algo a pensar.

Estamos nos primeiros passos do turismo espacial, mas esta também é uma indústria que deve crescer rapidamente. Especialistas em hospitalidade espacial, organizadores de viagens e coordenadores de atividades de lazer, podem ser apenas algumas das profissões que vemos a surgir nos próximos anos.

Nós admitimos. Não temos uma bola de cristal e só podemos fazer suposições sobre o que o futuro nos reserva. No entanto, cada vez mais, recebemos solicitações de trabalho que nos lembram que o futuro está aqui, de operadores de drones a técnicos de exosqueleto. Você poderá ser um veterinário de sucesso, quem sabe? Em 10 anos, poderá atualizar o seu currículo para ‘chief space farm health advisor’…

Entretanto, ainda estamos aqui no bom e velho planeta Terra, e há muitas maneiras de impulsionar a sua carreira sem precisar de ir para o espaço. Explore no nosso website oportunidades interessantes no seu setor de especialidade. A Kelly está sempre aqui para o apoiar o futuro da sua carreira ... mesmo que isso o leve para uma galáxia muito, muito distante.