Voltar ao Blog
Blog Img

O empenho e o impacto na nossa vida pessoal e profissional

​Quando um novo desafio aparece na sua vida, seja ele pessoal ou profissional, como age?

A maneira como se empenha para concretizar os seus objetivos influencia diretamente na conquista e na felicidade que os mesmos lhe trarão. Ao empenhar-se para realizar uma tarefa, concluir um projeto ou mudar algum tópico na sua vida, diz para si mesmo que está comprometido com as realizações que procura.

O empenho é a chave para o sucesso do seu trabalho

Muitas pessoas acreditam que não conseguem realizar os seus objetivos porque não têm sorte, contudo, em inúmeros casos, o que falta é um pouco mais de dedicação. O verdadeiro empenho é a chave para ser bem-sucedido nos seus projetos de vida pessoais e profissionais. Desejar alcançar um resultado sem se dedicar a cumprir as etapas necessárias para que isso aconteça, faz com que não haja um compromisso assumido.

Basicamente, não está a dizer para si mesmo que realmente quer alcançar essa realização, se essa comunicação não acontece, não há o impacto necessário para levar adiante. Conforme o tempo passa, é natural sentir a motivação a diminuir, especialmente se não existe uma autoafirmação quanto ao desejo realizar uma determinada ação. Nenhuma jornada se conclui com sucesso se não houver uma vontade genuína de chegar ao final.

Empenho é sinónimo de paixão

Quanto mais uma pessoa está apaixonada por um objetivo, mais ela irá empenhar-se para concluí-lo. Isso quer dizer que precisa de estabelecer para si objetivos que estejam de acordo com as suas vontades inerentes. Ao determinar um objetivo para tentar agradar outras pessoas, por exemplo, estará apenas a enganar-se a si mesmo. Enquanto estiver dedicado à tarefa de ser bem-sucedido nesse objetivo, aumentará a sua sensação de frustração e descontentamento.

Por outro lado, se estabeleceu o objetivo de ser bem-sucedido em algo que desperta a sua paixão, com certeza se dedicará com mais afinco. Além de chegar ao sucesso com mais facilidade, ainda terá uma satisfação pessoal ao ter vivido a jornada. O segredo para entender se tem ou não paixão por um objetivo é perguntar-se o quanto está satisfeito com a jornada que tem percorrido.

Ficar descontente ao lembrar-se que precisa de realizar uma tarefa importante para alcançar o seu objetivo principal, demonstra a falta de coerência entre aquilo que tem feito e aquilo que está no seu íntimo. O empenho é um tipo de ciclo em que a paixão pela procura do objetivo alimenta a própria procura pelo objetivo. Sem paixão não há empenho e sem empenho não há realização.

Analise a sua vida pessoal e profissional

Agora que já refletiu sobre o quanto é apaixonado pelos objetivos que persegue, chegou o momento de fazer uma análise sobre a sua vida pessoal e profissional. O autoconhecimento e a sinceridade de avaliação são cruciais para saber o que deve ser mantido e o que deve ser alterado para ser uma pessoa mais globalmente bem-sucedida.

Comece por pensar sobre quais são os objetivos que estão em destaque no seu âmbito pessoal/familiar e profissional. De seguida, pense quanto esses objetivos são relevantes no contexto atual da sua vida. Por exemplo, se tem considerado mudar de casa com a sua família, mas observa que não está a tomar atitudes concretas para que isso aconteça, pode começar por perguntar-se se este é realmente um objetivo pertinente.

Será que a sua família precisa mesmo de uma casa maior ou noutro bairro? Será que não está a fazer ponderações mais profundas no seu subconsciente devido à compreensão de que talvez não hajam recursos financeiros suficientes para essa mudança? O mesmo deve ser feito em relação à sua carreira profissional, pense se a promoção que tem procurado não acontece pelo simples facto de que não está pronto e deveria focar-se na sua qualificação.

Utilize as suas conclusões para direcionar o seu empenho

Com uma avaliação completa de si mesmo e dos seus objetivos atuais, chega o momento de direcionar as conclusões obtidas, por meio dessa observação interna, para o estabelecimento de um empenho verdadeiro. Coloque no papel quais são os objetivos pessoais e profissionais pelos quais tem verdadeira paixão e quer dar seguimento. De seguida, crie subtópicos a partir dos itens principais para estabelecer uma lógica de etapas necessárias para chegar ao sucesso.

O planeamento e desenvolvimento de um esquema mais detalhado são essenciais para tornar os seus objetivos mais palpáveis e passíveis de serem, de fato, realizados. Aquilo que é abstrato dificilmente pode ser incluído de maneira assertiva na rotina da vida real. Por isso é que muitos objetivos (incluindo alguns pelos quais se tem paixão) não se realizam, pois passam tanto tempo no campo das ideias abstratas que não podem ser formulados num contexto de realidade.

Resumidamente, é necessário iniciar o processo de construção de uma atitude mais empenhada analisando os objetivos perseguidos neste momento para identificar quais são aqueles que realmente despertam uma paixão íntima e quais estão na sua lista apenas como figuração. Ao fazer uma seleção do que realmente importa para o seu crescimento pessoal e profissional, deverá estabelecer um plano em etapas para a sua realização.

Cultivando e colocando o seu empenho em prática

Aquele que sabe exatamente o que quer da vida tem muito mais facilidade para alcançar os seus objetivos, pois está a correr atrás de algo que o motiva a levantar-se cedo e manter-se ativo durante o dia. O empenho para ter sucesso em alguma tarefa vem do desejo de ser bem-sucedido.

Uma pessoa que deseja ter um estilo de vida mais saudável, pode deixar uma garrafa de água bonita sempre à vista, esse objeto pode servir de lembrete desse desejo. Alguém que tem sonhado com uma mudança de carreira pode colocar na sua mesa um item de decoração que o faça lembrar dessa vontade. Se o que quer mesmo é fazer uma viagem para algum destino específico, pode colar uma foto do local na parede em frente à sua cama.

A ideia é ir-se motivando para ter energia para se manter na procura pela concretização dos seus sonhos pessoais e profissionais. Sempre que se dedicar a cumprir uma tarefa para alcançar o seu objetivo final, terá a sensação de estar a dar um passo em direção ao seu sonho.Essa sensação tem grande poder de propulsão para levá-lo para mais perto da meta final.

Pequenas atitudes fazem toda a diferença

De seguida encontram-se algumas atitudes que o ajudarão a ser mais empenhado no seu dia-a-dia para alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais:

Mantenha o foco

Ser disperso afasta-o da conclusão das suas tarefas satisfatoriamente, sendo assim, trace os seus objetivos. Ao perceber que está a desviar-se do que é realmente relevante para ser bem-sucedido, retorne e recomece.

Tenha um plano B

Por mais que se dedique e tenha um desejo de alcançar um objetivo, pode acontecer a não realização do esperado. O segredo nesse caso é ter um plano B, ou seja, uma ideia para contornar a situação difícil que se apresenta à sua frente. Ter outro plano não significa que não acredita naquilo que está a fazer, mas sim que tem opções, o que também é ótimo para controlar a insegurança e a ansiedade.

Valorize as suas qualidades

O seu sucesso é fruto direto do trabalho realizado pelas suas qualidades, então, dê o devido valor para todas elas, das menores às maiores. Não se trata de fechar os olhos para os seus defeitos e falhas, mas sim de entender o que tem de melhor para oferecer ao mundo e ter o retorno disso.

Saiba recomeçar sempre que necessário

Se, em algum momento, os seus planos não se concretizarem como o esperado, saiba levantar a cabeça e recomeçar. Uma atitude vencedora ajuda e muito a fazer de si mesmo um vencedor.

Como é que o empenho irá impactar a sua vida pessoal e profissional?

Pessoas que são empenhadas para realizar os seus objetivos de maneira geral são mais felizes, pois tendem a sentir que têm mais pontos positivos do que negativos nas suas vidas. Ao conseguir aquilo que por tanto tempo foi um desejo, o indivíduo passa a ter uma imagem mais poderosa de si mesmo e com isso passa a ser mais confiante. Pessoas com mais autoconfiança geralmente têm relacionamentos mais saudáveis, tanto no âmbito pessoal como profissional.

Se alguém vive com medo de perder o espaço que conquistou por acreditar que os outros são melhores, passa a agir de maneira rude com aqueles que lhe rodeiam. Ter boas relações com as pessoas à sua volta também contribui para tornar a vida melhor, pois a partir daí surgem novas oportunidades e criam-se momentos especiais que ficarão para sempre na memória.