Voltar ao Blog
Blog Img

Exercícios para manter o cérebro focado

​Considera-se uma pessoa capaz de manter o foco e a concentração durante atividades importantes?

Se a resposta for positiva, parabéns! A capacidade de concentração é fundamental não apenas para a rotina de trabalho, mas para a vida como um todo.

foco no trabalho é um dos elementos determinantes para que o dia seja mais produtivo e com resultados extraordinários.

Se a resposta for negativa, não se preocupe. O nível de atenção varia de pessoa para pessoa, mas esta é uma habilidade que pode ser estimulada por todos com exercícios para o cérebro. Aqui estão dicas poderosas para que estimule seu cérebro a manter o foco e a concentração:

6 dicas para manter seu cérebro focado nas suas atividades

Aqui estão 6 dicas de exercícios rápidos e práticos para estimular o equilíbrio e controle dos pensamentos, fortalecendo e maximizando a sua capacidade de manter o foco:

1 – Faça o planeamento da sua rotina

planeamento é sempre o primeiro passo para qualquer atividade. Por isso, a primeira dica para ter mais foco é: faça uma listagem de todas as suas tarefas para que as suas ações sejam bem focadas no decorrer do dia.

Embora realizar várias tarefas ao mesmo tempo passe a impressão de bom aproveitamento do tempo, o ideal é dedicar-se a uma tarefa por vez. Esta atitude aumenta o nível de qualidade das atividades e permite que cada tarefa seja finalizada mais rapidamente. Use planners, agendas, bullet journal e outras ferramentas para planear as suas atividades. Escolha a melhor periodicidade para si: diária, semanal ou mensal. 

2 – Comece pelas mais difíceis até às mais fáceis

Escolher por onde começar também é importante para que o cérebro seja estimulado a ser mais focado. Comece a sua rotina pelas atividades mais difíceis e complexas, que exigem maior esforço e energia, e livre-se rapidamente das preocupações maiores. Essa é uma estratégia que beneficia diretamente o seu equilíbrio emocional, evitando que sinta stress, ansiedade ou se desanime perante as atividades. Optar pelas atividades mais difíceis evita a tão temida procrastinação. 

3 – Defina horários para questões pessoais

É essencial equilibrar os compromissos profissionais e pessoais. Isso porque a sua vida é composta por carreira, família, amigos, saúde, bem estar, entre outros aspetos. Considerando que a maior parte do dia é tomada pelo trabalho, estabeleça horários específicos para cuidar da sua vida pessoal: agendar o médico, pagar contas, ver e-mails, etc. Ter um tempo para cuidar de si é tão importante quanto executar atividades ligadas ao trabalho. 

4 – Lembre-se do seu objetivo

O dia a dia costuma ser tão corrido que é normal esquecer-se do propósito e do sentido das atividades realizadas. Não se deixe cair no piloto automático, e reflita sobre as suas metas e objetivos para que não perca o foco. Se possível, coloque pequenos lembretes no seu local de trabalho para que se lembre porque é preciso fazer estas atividades. Isso irá ajudá-lo a seguir com seu cérebro focado e concentrado no que precisa de ser feito. 

5 – Faça pausas para respirar e descansar o seu cérebro

A moderação é sempre a medida certa para atingir um estado de desempenho pleno em qualquer atividade. Trabalhar muitas horas seguidas não significa ser produtivo, pelo contrário: ficará desgastado, cansado, e o nível de desempenho cairá substancialmente.

Lembre-se de que quantidade não é qualidade. Faça pequenas pausas a cada duas horas de trabalho, permitindo-se cinco minutos de dispersão e relaxamento. Durante o período de duas horas de trabalho, esteja totalmente focado.

6 – Ouça na essência

É comum perder-se em pensamentos sobre as pendências e problemas. Entretanto, a divagação pode fazer com que perca momentos importantes de interação e deixe de vivenciar o momento presente.

Ouça e respeite o que os outros estão a dizer, disponibilizando-se integralmente aos relacionamentos. Deixe o telemóvel de lado, olhe nos olhos e mostre interesse pela história do outro. Isso é estar focado no aqui e agora.

Coaching para quem deseja ter mais foco

Para manter o cérebro focado é preciso procurar ferramentas eficazes para desenvolver habilidades importantes, dentre elas o foco. Neste sentido, o Coaching mostra-se um verdadeiro aliado neste processo. Além do foco, as formações em Coaching ajudarão a: 

  • ser uma pessoa mais disciplinada

  • fazer planeamentos com maior eficácia

  • gerir o seu tempo

  • ter uma visão sistémica

  • negociar com maior eficácia

  • comunicar melhor

  • ser uma pessoa mais organizada