Voltar ao Blog
Blog Img

Desconectar totalmente = Missão impossível?

A pandemia desencadeou um aumento do trabalho remoto, o que tem sido uma boa notícia para muitos de nós: sem deslocações, mais tempo com a família e sem a formalidade de ir ao escritório, mas há um lado negativo: os limites entre o trabalho e a vida pessoal podem diminuir.

Consegue realmente desligar-se do trabalho?

Muitos de nós estamos ligados TODO o tempo: verificamos e-mails na cama, durante as férias e mesmo durante momentos importantes com amigos e familiares. Esta forma de trabalhar mostra que as pessoas estão sempre rodeadas de ruído digital, sem espaço para se desligarem e descansarem mentalmente. Não poder desligar pode ter um enorme impacto na saúde física e mental.

O esgotamento constante, o aumento dos problemas de saúde e o aumento da ansiedade têm estado ligados ao excesso de trabalho. O excesso de trabalho também pode ter um impacto negativo na qualidade do trabalho, e aqueles que não fazem pausas regulares ou folgas são mais propensos a ter um desempenho inferior ao esperado.

Antes de COVID-19, Julho e Agosto eram meses para desfrutar de momentos de relaxamento, pois os escritórios estavam menos ocupados e muitos nós íamos para destinos de férias. Mas mesmo com o impacto contínuo da pandemia, é importante encontrar formas de desanuviar este verão.

Aqui estão algumas formas de respeitar o seu tempo livre:

Fale com a sua equipa

Falar com o seu chefe e colegas sobre a necessidade de mais tempo para recarregar pode ser uma forma útil de começar a estabelecer limites de trabalho saudáveis.

Avalie o seu sentido de urgência

Quando o mundo está tão ligado, é fácil classificar tudo mentalmente como “muito urgente”. A verdade é que não precisa de fazer tudo agora. Reconsidere como priorizar tarefas para ter algum tempo para respirar.

Abrace o OOO (out of office)

O seu “estou fora do escritório” deve ser exatamente isso. Pare de prometer em ficar de olho nos seus e-mails para poder responder aos mais urgentes ou para fornecer informações de contacto para que eles entrem em contacto consigo quando estiver fora. O seu tempo livre não deve ser algo que tenha de explicar.

Em vez de…

“Estou fora do escritório, mas continuarei a receber e a responder a e-mails urgentes”.

Porque não tentar…

“Adeus secretária (também conhecida como mesa de jantar). Olá sol, areia e mar! Estou a tirar umas merecidas férias, mas responderei aos vossos e-mails quando voltar, com muita energia e saúde mental”.

Desligue os dispositivos de trabalho

Criar uma barreira física entre si e os seus dispositivos de trabalho (portátil e telemóvel), pode ser uma ótima forma de alterar os seus comportamentos de trabalho e eliminar a tentação de verificar o seu correio eletrónico de vez em quando. Guarde os aparelhos e aproveite o seu tempo livre.

A realidade é que nenhum destes conselhos é inovador. Mas é algo que muitos de nós precisamos de ler e interiorizar. Trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana levará ao esgotamento e isto prejudicará todas as áreas da sua vida, desde as relações à saúde física e ao bem-estar emocional.

Esperamos que possa desfrutar de algum tempo livre e longe do trabalho este verão. Aprenda a desligar!​