9 dicas para maior motivação e positivismo no trabalho  

Kelly • jul. 16, 2021

A atitude é um fator determinante na maneira como cumpre os seus compromissos diários. É o que leva os colaboradores a atingir metas e influencia o ambiente de trabalho. Portanto, manter uma atitude positiva no trabalho é fundamental, influenciando a motivação dos colaboradores e sua produtividade.

Além disso, ter uma atitude positiva no trabalho traz outros benefícios, como:

  • Melhor gestão de conflitos.
  • Maior foco na resolução de problemas.
  • Maior confiança.
  • Redução do stress e de ansiedade no trabalho.

Como manter uma atitude positiva no trabalho?

1 – Ser proativo

A proatividade é a capacidade de tomar iniciativa, controlar situações e procurar soluções para os problemas atuais. Para desenvolver este comportamento é imprescindível que mantenha-se atualizado, envolva-se nas várias atividades e tente planear o seu trabalho.

2 – Evitar conflitos

Num local de trabalho, existem diferentes opiniões e formas de trabalhar, portanto, podem haver alguns atritos. Para que não existam conflitos, é importante priorizar a comunicação, tornando a convivência mais agradável e melhorando o trabalho em equipa.

3 – Estimular a criatividade

Incentivar o pensamento criativo ao nível dos gestores e colaboradores é uma excelente forma de abordar as situações para identificar a melhor forma de realizar determinados projetos ou tarefas. Promover a criatividade permite que os colaboradores se expressem e sintam que a empresa valoriza as suas propostas.

4 – Manter boas relações de trabalho

Não é possível ter uma atitude positiva no trabalho se o ambiente não for agradável. Portanto, cultivar e fortalecer relações é essencial para melhorar o ambiente de trabalho. Além disso, irá contribuir para o aumento de produtividade, promovendo a colaboração entre colegas.

5 – Ter flexibilidade

Uma das competências mais exigidas pelas empresas tem sido a capacidade de adaptação ou flexibilidade, uma vez que permite aos colaboradores envolverem-se com sucesso em novas modalidades de trabalho, aceitarem mudanças e adquirirem novas competências.

6 – Ser responsável e pontual

Outra recomendação para manter uma atitude positiva é garantir que os prazos de entrega sejam respeitados, principalmente considerando a importância do trabalho colaborativo.

7 – Estimular o desenvolvimento profissional

Encontrar novos desafios é também uma forma de permanecer positivo no trabalho. Mantenha-se motivado no desenvolvimento de estratégias de modo a atingir os seus objetivos.

8 – Promover cuidados de saúde

Ter uma atitude positiva está ligado à saúde física e mental. Se houver stress excessivo ou algum tipo de desconforto físico, torna-se complicado realizar as tarefas de forma eficiente. 

9 – Auto motivação

Embora seja encorajador receber feedback positivo da chefia, é muito importante encontrar motivação em nós para continuarmos a desenvolver um trabalho de qualidade e de forma consistente.

Com estas dicas para manter uma atitude positiva e motivada no trabalho, será mais fácil superar os desafios e dificuldades do dia-a-dia, além de melhorar a comunicação no trabalho e produtividade.


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