Voltar ao Blog
Blog Img

7 Estratégias para se motivar e progredir na sua carreira

É ótimo no que faz e sabe o caminho que quer que a sua carreira o leve, no entanto, mesmo quando tem cada etapa e promoção mapeado, a realidade é que avançar na sua carreira não acontece de um dia para o outro.

Haverá momentos em que progride rapidamente, mas também podem haver momentos em que as coisas desaceleram ou quando o seu desempenho não é suficientemente bom para seguir em frente. Por exemplo, um curso de desenvolvimento profissional que o entusiasmou há cerca de um mês começa a parecer uma perda de energia, ou um projeto de trabalho no qual se sentia confiante de repente parece ser demasiado para si.

Momentos como estes são cruciais, porque se começar a desanimar, é provável que comece a procrastinar. O truque é permanecer motivado, mesmo quando sente que está estagnado.

A ligação entre emoção e motivação:

A chave para se sentir motivado está na palavra “sentimento”. De acordo com Eric Barker no seu artigo da Time: “How to Motivate Yourself: 3 Steps Backed Up By Science”, as emoções quase sempre prevalecem sobre a razão. Quando se sente infeliz, desanimado ou stressado, essas emoções negativas resultam quase sempre em procrastinação. Por outro lado, quando se sente feliz, confiante e animado, essas emoções positivas ajudam-no a agir. Por outras palavras, as emoções positivas constituem um aspeto integral da motivação.

7 estratégias para se manter motivado:

  1. Visualize os seus objetivos. Imagens positivas são uma forma poderosa de se manter inspirado e avançar. Pense nos seus objetivos todos os dias. Imagine a sua vida depois de atingir os seus objetivos e use essas imagens para se motivar.

  2. Seja realista. Avançar na sua carreira tem tudo a ver com atingir os seus objetivos, mas estes devem ser realistas, caso contrário, está apenas a preparar-se para o fracasso. Lembre-se de que sempre que atingir um objetivo, está a avançar na direção certa. Reveja cuidadosamente os seus planos e determine se precisa de adicionar metas menores e provisórias que o ajudarão a sentir-se confiante no caminho para os seus objetivos maiores.

  3. Tenha um “plano B”. De acordo com um artigo intitulado “12 Estratégias de Motivação que Funcionam”, de Allegheny College, é essencial estar preparado para lidar com contratempos. Enfrente-os como uma oportunidade de aprendizagem, analisando o que poderia ter feito melhor e como pode melhorar o seu desempenho no futuro.

  4. Aprenda a ter uma conversa interna positiva.Se tem medo de fracassar e diz a si mesmo que uma tarefa é muito difícil, é provável que não tenha o melhor resultado possível. Por outro lado, se diz a si mesmo que uma tarefa é um desafio e uma oportunidade de testar as suas skills e aprender novas, está a criar uma situação positiva para si mesmo.

  5. Desenvolva uma rotina. O desenvolvimento de uma rotina pode ser uma ferramenta poderosa para se manter positivo e motivado. Quanto mais se acostuma a fazer certas coisas, mais fácil estas se tornam.

  6. Crie um ambiente competitivo. A competição amigável pode ajudá-lo a superar as suas próprias expetativas. Encontre colegas que também procurem progredir nas suas carreiras e inspirem-se mutuamente para melhorarem continuamente. 

  7. Dê recompensas a si mesmo. No entanto, em vez de comemorar apenas quando atingiu uma meta, reserve algum tempo para se recompensar simplesmente pelo seu trabalho árduo. Por exemplo, no final de cada semana, se atingiu um objetivo de estudar todas as noites ou obteve um excelente resultado no seu trabalho, recompense-se com um filme, um bom jantar ou qualquer outra atividade divertida.

Crescer profissionalmente e avançar na carreira exige tempo, foco e empenho. Interiorize estas sete estratégias para se manter motivado durante o seu percurso.