Voltar ao Blog
Blog Img

​Cinco conselhos para controlar o stress laboral

Fica constantemente ansioso, irritado, cansado ou deprimido quando está no trabalho? Se é este o caso, pode estar a passar por situações de muito stress no trabalho. A pressão no ambiente de trabalho pode levar à saturação física e/ou mental do colaborador, trazendo diversas consequências que afetam não só a sua saúde, mas também o seu ambiente, visto que gera um desequilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Felizmente, existem várias práticas que pode adotar para controlar o stress no trabalho. Lembre-se das seguintes dicas:

Estabeleça metas realistas

Todos desejamos ter um bom desempenho no trabalho, mas se está a tentar fazer muito trabalho e em pouco tempo, pode estar a criar demasiado stress. Avalie objetivamente se pode abrandar um pouco e ainda cumprir com as suas responsabilidades.

Deixe o trabalho no trabalho

Um dos aspetos mais importantes de gerir o stress é conseguir um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Quer trabalhe num escritório ou remotamente, limite as horas extra e tente deixar as preocupações profissionais no trabalho. Se achar difícil sair do modo profissional, programe atividades que direcionem a sua atenção para outro lugar, para quando o seu dia de trabalho terminar.

Tire um tempo para relaxar

À noite e aos fins de semana, esqueça o trabalho e reserve um tempo para si e faça algo que goste, como divertir-se com a sua família em casa, ler, ouvir música, assistir ao seu programa favorito, ou algo que o encha de satisfação.

Experimente a gestão holística do stress

Muitas pessoas acham que soluções holísticas ajudam a controlar o stress de maneira eficaz. Por exemplo, yoga e meditação podem ajudá-lo a ficar mais calmo e resistir ao stress. Além disso, de acordo com o artigo de Dorene Petersen “Ansioso ou deprimido: os óleos essenciais podem ajudar? para o American College of Health Sciences, os óleos essenciais de bergamota, lavanda, olíbano e sálvia (ou misturas que contenham esses ingredientes) podem ajudar a melhorar o seu humor e reduzir a ansiedade. Pode adicionar umas gotas ao seu banho para torná-lo mais relaxante ou até mesmo usar um pequeno difusor para criar um ambiente calmo. Se estiver a trabalhar em casa, aproveite o seu espaço de trabalho para usar um difusor.

Se não for tratado, o stress pode causar problemas na sua vida profissional e pessoal, já para não falar na sua saúde física e emocional. Portanto, se acha que isso afeta a sua capacidade de funcionar adequadamente e prejudica a sua saúde, procure ajuda de um profissional.

Está à procura de emprego? Consulte as nossas ofertas de emprego