Voltar ao Blog
Blog Img

Não arriscar, é o passo mais arriscado da sua carreira

​Construir uma carreira não é fácil. Requer planeamento, trabalho árduo e a sua capacidade de acreditar no seu trabalho. Às vezes exige correr riscos.

Assumir riscos implica que pode ganhar ou perder algo. A ideia de perder o trabalho, salário ou reputação que ganhou pode ser intimidante. No entanto, se não correr riscos poderá perder oportunidades importantes que podem ajudá-lo a impulsionar a sua carreira para o próximo nível ou fazer uma mudança de carreira.

Sinais de que precisa de arriscar

De acordo com a Forbes, existem vários sinais dos momentos em que precisa de assumir um risco na sua carreira:

  • Não está a progredir:

Quando estagnou no seu trabalho e sente que está a desperdiçar o seu potencial, provavelmente é melhor começar a procurar nova oportunidade, que lhe trará maior realização profissional.

  • Está aborrecido no trabalho:

Quando o seu trabalho se torna monótono, o seu desempenho pode ser prejudicado pela natural falta de motivação para trabalhar arduamente. Isso significa que está na altura de procurar uma nova direção.

  • A sua vida está a mudar:

Quando está a passar por mudanças na sua vida, pode haver tendência para querer fazer alguma mudança na sua carreira. Por vezes é uma reação emocional, mas também pode ser o empurrão final de que necessita para seguir em frente.

  • Sente que tem uma vocação:

Sim, poderá seguir a sua vocação e ganhar dinheiro ao mesmo tempo. Se sente que tem uma vocação por uma ocupação ou um objetivo específico, ficará insatisfeito com a sua carreira até que siga essa vocação.

Assuma riscos calculados

É importante entender que correr riscos não significa que tenha de ser imprudente. Em vez disso, faça a sua pesquisa para conhecer o “terreno” antes de tomar uma decisão de mudança de carreira.

Por exemplo, se quer alcançar a próxima etapa na sua carreira, é aconselhável conversar com a sua chefia e analisarem quais as suas opções internamente, antes de procurar fora da sua empresa.

Ou se trabalha por exemplo, em marketing mas preferia trabalhar como designer, faça alguns trabalhos de freelancer à noite e aos fins de semana, para testar a sua performance.

Correr riscos pode ser exatamente o que necessita para impulsionar a sua carreira ou para encontrar a sua vocação, mas garanta que toma riscos calculados.

Fonte:

https://www.forbes.com/sites/kourtneywhitehead/2019/08/27/5-signs-you-need-to-take-a-risk-in-your-career/?sh=27a2d3be4b2c