Voltar ao Blog
Blog Img

7 dicas para iniciar uma carreira diferente em engenharia

​Deixou de ter a mesma paixão que inicialmente tinha pelo seu trabalho ou estudos na área de engenharia?

Não se preocupe, não é o único. Muitos engenheiros escolhem uma carreira com base nos interesses que desenvolveram durante a adolescência ou no início da casa dos vinte. Os nossos interesses e prioridades certamente mudam com o tempo, então não é pouco comum encontrar-se numa profissão que não é a mais adequada.

A boa notícia: é totalmente possível alterar o se percurso. As 7 dicas seguintes vão ajudá-lo a começar:

1 - Faça um teste de carreira como forma de autoavaliação. Como Dawn Rosenberg McKay aconselha no seu artigo“como fazer uma escolha de carreira quando está indeciso” para The Balance, os testes de carreira podem ajudá-lo a esclarecer os seus interesses, habilidades, valores e tipo de personalidade. A maioria dos testes de carreira fornece uma lisa de empregos de engenharia que podem ser uma boa opção para si. Pat Sweet cobre mais alguns detalhes no seu artigo “Três perguntas simples que mudarão a sua carreira de engenheiro”.

2 – Pesquise os tópicos na área que mais lhe interessam. Use recursos online e educacionais para aprender mais sobre cada profissão ou disciplina de engenharia. Uma pesquisa rápida no Google fornecerá algumas informações básicas, mas pode ser útil visitar sites de organizações profissionais para obter mais informação. No seu artigo “Criar um plano para transitar como engenheiro de uma área de especialização para outra”, Anthony Fasano considera que esta é uma das três etapas principais para alcançar a transição.

3 – Determine se precisa de reskilling. Dependendo das suas habilidades e experiência, pode ser necessário obter mais educação. Pode elaborar um plano que o permita dedicar-se aos seus estudos, enquanto está a trabalhar. Contudo, como Derek Sankeu explica em “Como um diploma de engenharia pode ajudá-lo a encontrar um carreira noutro setor”, a realidade é que, no mercado de trabalho de hoje, um diploma em engenharia pode levá-lo a quase qualquer caminha na sua carreira.

4 – Pesquise que setores e empresas tem interesse. Para além da sua área de engenharia, é importante estar ciente que o setor onde está inserido e a empresa em que trabalha desempenham um papel fundamental na sua felicidade. Dispense algum tempo para descobrir vários setores relevantes, bem como as empresas que têm o tipo de projetos que está à procura.

5 – Nerwork. No artigo Inc.com “Percurso de carreira errado (e 4 etapas para colocá-lo de volta no caminho certo)”, o coach de carreira J.T. O’Donnell destaca que hoje em dia quase todas as vagas são preenchidas por meio de referências. É por isso que precisa de alavancar a sua redes constantemente através de novos contactos, cultivando os contactos existentes e tentandoestabelecer uma conexão com a empresa onde deseja trabalhar.

6 – Realize entrevistas informativas. Jessica Abo oferece bons conselhos sobre entrevistas informativas, deve falar com um profissional experiente numa área ou empresa específica para saber mais. No seu artigo, Jessica recomenda ensaiar para que saiba o que vai dizer, enviar um e-mail de agradecimento e fazer o follow-up, seja entrar em contacto com alguém ou agendar um encontro para uma conversa mais aprofundada.

7 – Trabalhe com um recrutador. Um recrutador especialista em engenharia pode ajudá-lo a encontrar empregos que correspondam às suas skillse preferências, ao mesmo tempo que leva a sua experiência em consideração. Além disso, os recrutadores têm conhecimento dos empregos antes de serem publicados nos sites de emprego e podem ajudar a colocar o seu currículo nos locais certos.

Fontes: