Voltar ao Blog
Blog Img

5 carreiras na área dos dispositivos médicos a ter em conta em 2021

Está a pensar seguir uma carreira na área das tecnologias médicas? Ou a ponderar o seu próximo passo? Nunca houve melhor altura para dar o salto.

Enquanto indústria, o universo dos dispositivos médicos constrói-se em torno dos objetivos de melhorar vidas e ter um impacto positivo na saúde pública. Da investigação e desenvolvimento à implementação de novas tecnologias e introdução de novos dispositivos no mercado, abrange uma vasta gama de disciplinas e especialidades.

Se está a considerar seguir uma carreira na indústria dos dispositivos médicos, agora é a altura certa para começar a investigar e a desenvolver as competências que poderão ajudá-lo a destacar-se dos demais. Se já iniciou o seu percurso profissional nesta área, saiba que a atual expansão do setor das tecnologias médicas em toda a Europa é sinónimo de muitas oportunidades novas de aprendizagem e crescimento.

Eis cinco das principais oportunidades que poderão inspirar a sua progressão de carreira e candidaturas em 2021.

1.  Representante Comercial de Dispositivos Médicos

Para cada peça de equipamento médico que é pensada e concretizada, é necessária uma equipa para promover as vendas e garantir que o equipamento é acolhido e usado em toda a indústria. Isto pode gerar oportunidades de trabalho, quer localmente quer no estrangeiro, e precisará de conhecer tanto os produtos e serviços da empresa como as necessidades e desafios do cliente. Os melhores representantes comerciais são aqueles que estão voltados para soluções e focados nas pessoas e que conseguem trabalhar bem sob pressão.

2.Especialista em Garantia de Qualidade

Podemos encontrar profissionais de Garantia de Qualidade em cada canto das ciências da vida. São eles que garantem que todas as caixas estão intactas, que todos os dispositivos funcionam e que todas as fábricas e centros de produção trabalham de acordo com as devidas normas de segurança da indústria. Se tem olho para os detalhes e quer ter um papel na segurança dos consumidores e dos pacientes, esta pode ser a função ideal para si.

3. Engenheiro de Dispositivos Médicos

Se é alguém que gosta de resolver problemas transformadores e responder a questões difíceis, pode ser a pessoa certa para uma carreira na área da engenharia médica. Os engenheiros médicos começam geralmente por uma licenciatura ou qualificação superior em Engenharia Biomédica antes de assumirem uma função numa empresa farmacêutica ou de saúde. Os engenheiros de dispositivos médicos podem depois especializar-se em investigação, software, ortopedia, imagiologia ou uma série de outras áreas interessantes.

4.Especialista em Validação

Os técnicos ou especialistas em validação são responsáveis por testar os sistemas e máquinas para garantir que todos os dispositivos trabalham da mesma forma e proporcionam exatamente a mesma experiência a todos os utilizadores. São uma parte crucial do processo de produção e as suas tarefas incluem a verificação do pleno funcionamento dos aparelhos de teste, para que estejam em condições de testar os dispositivos médicos de forma segura e eficaz. A maioria dos especialistas em validação tem uma licenciatura na área das ciências ou da engenharia, e muitos têm também mestrado.

5.Especialista em Produção

Dar vida aos dispositivos propriamente ditos requer experiência em manuseamento de máquinas, desenvolvimento e compreensão dos procedimentos operacionais padrão, da produção, do embalamento e da testagem final dos dispositivos. É um processo de ponta a ponta com múltiplos pontos de contacto e uma série de especialidades por onde escolher. Se é uma pessoa com pensamento lógico que gosta de trabalhos práticos, esta pode ser a carreira certa para si.

Como imagina a sua carreira de sonho no setor dos dispositivos médicos?

Confira o nosso novo Spotlight Life Science em Destaque: O Futuro da Indústria dos Dispositivos Médicos na Europa para descobrir as tendências que estão a moldar a indústria ou explore as nossas mais recentes vagas científicas.