Voltar ao Blog
Blog Img

Como encontrar o equilíbrio e desconectar-se do trabalho

​Devido à atual contingência que estamos a passar, a maioria das empresas tem funcionado em regime de teletrabalho para prevenir a propagação do vírus.

A vida profissional muitas vezes assume o controlo das nossas vidas pessoais, ainda mais a trabalhar a partir de casa. Muitos de nós estamos a pensar no trabalho durante o nosso tempo pessoal, o que pode ser prejudicial para os nossos relacionamentos, saúde e bem-estar.

Equilíbrio vida – trabalho

O equilíbrio entre o trabalho e a vida profissional é possível numa altura de teletrabalho, desde que se tenha uma boa organização e gestão do tempo. Um bom equilíbrio proporciona maior satisfação no trabalho e produtividade.

Como tal, deve separar as horas de trabalho do seu tempo pessoal e estabelecer limites. Restrinja o seu horário de trabalho (por exemplo, fins de semana e de segunda a sexta depois das 19h) e seja claro sobre quando estará disponível. A menos que seja urgente, não responda aos e-mails durante esse horário.

Como se desconectar do trabalho?

Livre-se do computador e do telefone fora do horário de trabalho. Há uma linha muito ténue entre o trabalho e tempo livre durante um período de teletrabalho, que muitas vezes nem nos apercebemos de quanto tempo passamos a trabalhar. Desative as notificações do e-mail no telemóvel e adquira o hábito de responder aos e-mails durante o horário do trabalho.

Faça exercício, um bom treino ajuda com o stress e aumenta as suas endorfinas. Comece uma nova rotina e vai ver que se sente melhor.

Arranje um passatempo que o ajude a distrair-se do trabalho. Tente fazer algo diferente, como ler um livro ou pintar.

Pode desligar-se do trabalho e aproveitar ao máximo o seu tempo livre para ajudá-lo a ter um melhor equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, evitando assim viver stressado, o que vai melhorar a sua qualidade de vida.