Voltar ao Blog
Blog Img

Avance na sua carreira: Estratégias eficazes para se manter motivado

Sente que tem tudo para crescer profissionalmente? Deseja planear minuciosamente cada passo? Mesmo quando tem planeadas: etapas, metas e promoções, a realidade é que o crescimento na carreira não acontece da noite para o dia. Claro, haverá momentos em que irá progredir com bastante rapidez, mas também podem surgir momentos em que as oportunidades ficarão mais lentas ou o seu desempenho simplesmente não será suficiente para que isso aconteça.

Momentos como esses não devem ser subestimados, porque se ficar desanimado, provavelmente começará a procrastinar. O truque é permanecer motivado.

A ligação entre as emoções e a motivação

A chave para manter-se motivado sentimentos. De acordo com Eric Barker no seu artigo para a Time "How to Motivate Yourself: 3 Steps Backed by Science", as emoções quase sempre superam a razão. Quando se sente infeliz, desanimado ou stressado, essas emoções negativas quase sempre resultam em procrastinação. Por outro lado, quando se sente feliz, confiante e animado, esses sentimentos positivos ajudam-no a agir. Por outras palavras, as emoções positivas constituem um aspeto integral da motivação.

Estratégias para manter-se motivado

Embora algumas pessoas, sem dúvida, tenham um temperamento mais alegre do que outras, existem muitas formas de alcançar uma atitude positiva. As seguintes estratégias mostrarão como cultivar uma atitude positiva para permanecer motivado:

Visualize os seus objetivos. Imagens positivas são uma forma poderosa de se inspirar para seguir em frente. Pense nos seus objetivos todos os dias. Imagine a sua vida depois de atingir os seus objetivos profissionais e coloque em vista essas imagens para se motivar.

Seja realista. Avançar na sua carreira significa alcançar os seus objetivos, contudo esses objetivos devem ser realistas; caso contrário, estará a preparar-se para o fracasso. Lembre-se que, sempre que alcance uma meta, está a caminhar na direção certa. Reveja os seus planos cuidadosamente e determine se precisa de adicionar mais metas intermediárias alcançáveis ​​que o ajudarão a sentir-se mais confiante neste processo

Tenha um plano de contingência. É fundamental estar preparado para enfrentar qualquer risco ou contratempo. Aborde-os como uma oportunidade de aprendizagem, analisando o que poderia ter feito melhor e como pode melhorar o seu desempenho no futuro.

Se tem medo do fracasso e diz a si mesmo que uma tarefa é muito difícil, provavelmente não a executará bem. Se, ao contrário, diz a si mesmo que uma tarefa é um desafio e uma oportunidade de testar as suas habilidades, está a criar uma situação positiva para si mesmo, na qual não é limitado pela sua própria apreensão.

Crie um ambiente competitivo. A competição amigável pode ajudá-lo a melhorar o seu desempenho e a superar as suas expectativas. Encontre um ou dois colaboradores ou amigos que também procuram progredir nas suas carreiras e inspirem-se mutuamente.

Não comemore apenas quando atinge uma meta, reserve parte do seu tempo para simplesmente recompensar-se pelo seu trabalho árduo. Por exemplo, se colocou a meta de estudar no final de cada semana e conseguiu ou alcançou excelentes resultados no trabalho, desfrute de um filme, de um bom jantar ou de qualquer atividade divertida.

Crescer profissionalmente exige tempo e trabalho árduo. Aplique estas dicas para se manter motivado e compreenderá que é mais fácil subir na carreira quando trabalha a sua felicidade e satisfação.

Fontes:

https://blog.kellyservices.com.mx/candidatos/avanza-en-tu-carrera-7-estrategias-efectivas-para-mantenerte-motivado

https://time.com/2933971/how-to-motivate-yourself-3-steps-backed-by-science/