Voltar ao Blog
Blog Img

Dicas para encontrar trabalho em tempo de pandemia

​O Covid-19 marcou uma mudança em inúmeros aspetos em todo o mundo. Ninguém podia imaginar que 2020 seria acompanhado por uma pandemia que transformaria a vida de todos.

A procura de emprego ficou mais complicada, muitas empresas tiveram de dispensar vários funcionários e outras tiveram que fechar a porta para novas contratações.

O confinamento e o distanciamento social aceleraram a transição para o trabalho remoto e muitas empresas tiveram de reavaliar a sua estrutura de trabalho. Os efeitos da pandemia têm sido refletidos nos processos de recrutamento, como forma a proteger os recrutadores e os candidatos, assim como nas skills que as empresas estão a solicitar nas suas vagas de trabalho.

Contudo, isto não deve ser um impedimento para a sua persistência na procura de trabalho. Com toda a tecnologia ao alcance, conseguir a sua posição ideal é possível. Como forma a facilitar este processo, na Kelly partilhamos as melhores dicas para encontrar trabalho durante a pandemia.

Procura de empregos em regime teletrabalho

Atualmente as ofertas de teletrabalho aumentaram, pelo que recomendamos que alargue a sua procura para esse tipo de vagas. A vantagem deste tipo de trabalho é que pode realizá-lo em qualquer parte do mundo, basta ter uma boa conexão à Internet. Não se limite a cargos na sua zona de residência, cada vez mais empresas solicitam colaboradores remotos para contratá-los permanentemente.

Atualize o seu currículo

Tenha em conta que não é o único candidato para uma determinada vaga. Como tal, atualize o seu currículo, seguindo as nossas recomendações:

  • Seja breve e conciso. Mesmo que tenha muita experiência, considere apenas as posições mais recentes ou mais relevantes.

  • Tenha em atenção a sua ortografia e forma como escreve. Os pequenos detalhes fazem diferença.

  • Descreva os seus pontos fortes e skills de forma clara.

  • Inclua uma fotografia e certifique-se que se enquadra num contexto de profissionalismo.

Melhore o seu perfil de LinkedIn

Certifique-se que tem uma fotografia de perfil profissional e que a sua experiência de trabalho esteja atualizada. Peça aos seus contactos para o ajudarem a avaliar as suas skills.

Adicione à sua lista de contactos os recrutadores das empresas que tenha interesse, desta forma poderá contactá-los caso tenha interesse em alguma posição. Lembre-se de tomar uma abordagem com prudência e respeito, pois pode causar má impressão caso seja muito insistente na sua comunicação.

Considere a sua lista de contactos

A sua procura de emprego deve ir para além de consultar novas ofertas de trabalho em plataformas de emprego especializadas. Deve verificar a sua lista de contactos, ligar para os seus antigos colegas de trabalho, enviar uma mensagem aos seus colegas de universidade e procure quem lhe pode dar uma ajuda a encontrar um novo emprego.

Aperfeiçoe as suas skills

Diante do panorama atual e de um mercado de trabalho tão competitivo, é fundamental que tenha conhecimentos suficientes ou que procure especializar-se nas suas áreas de interesse. Aproveite os cursos e certificações online, muitos deles são gratuitos. O confinamento é uma ótima oportunidade de crescimento pessoal.

Prepare-se para entrevistas virtuais

Antes de uma entrevista virtual, lembre-se de estudar o seu empregador, pesquise a empresa e a posição para a qual pretende candidatar-se. Alem disso, esteja preparado para responder a questões acerca das razões que o tornam o candidato ideal para o cargo. Isto mostrará motivação e dedicação à empresa.

Lembre-se que os empregadores procuram pessoas que saibam transformar dificuldades em oportunidades, por isso aproveite para desenvolver as suas competências e aumentar os seus contactos. Além disso, é melhor manter uma atitude positiva durante a procura de trabalho, desta forma o trabalho que alcançar irá superar as suas expetativas.

Conheça todas as nossas Dicas de Trabalho.