Voltar ao Blog
Blog Img

As 5 melhores dicas para produtividade em teletrabalho

​Nos últimos anos, trabalhar a partir de casa tem-se tornado a norma para muitos de nós. Muitos funcionários preferem trabalhar à distância, parcialmente ou a tempo inteiro, mesmo pós-pandemia.

No entanto, se esta é a sua primeira experiência em teletrabalho, pode estar a sentir alguma dificuldade em termos de produtividade. As cinco dicas seguintes podem ajudá-lo:

1 – Criar um espaço de trabalho. De acordo com Forbes, estudos indicam que ter um espaço de trabalho é importante para a capacidade de foco. Se definir em sua casa um local específico para “ir trabalhar”, é provável que esteja menos distraído e, como tal, mais focado. Se tem algum quarto extra em casa, considere reaproveitá-lo como escritório. Pode também utilizar um espaço na cozinha ou a mesa da sala de jantar.

2 – Mantenha horas de trabalho regulares. Mesmo que tenha a possibilidade de definir o seu próprio horário de trabalho, é importante definir horas de trabalho regulares para garantir que consiga comunicar com a sua equipa. Ao criar o hábito de iniciar o trabalho a uma determinada hora e acabar a uma hora específica, será mais fácil manter-se num horário. Não se esqueça de incluir pausas para que possa sair de casa e fazer um pouco de exercício ao ar livre o que ajuda bastante com a produtividade e também com o bem-estar.

3 – Mantenha-se longe de tarefas pessoais. A Muse aconselha que uma das melhores maneiras de manter-se produtivo é evitar realizar as suas tarefas pessoais durante o horário de trabalho. Lembre-se que é fácil perder noção do tempo quando está a fazer compras online ou a consultar as suas redes sociais, o que pode impactar a sua produtividade.

4 – Mantenha o contacto com os seus colegas. Trabalhar em casa pode ser muito isolador, mas não precisa de ser. É importante que arranje maneira de comunicar com os seus colegas ao longo do dia, por exemplo, através do Slack ou Microsoft Teams. É também bastante útil realizar pequenas reuniões diárias com a sua equipa para discutir projetos e tarefas individuais.

5 – Vista-se de forma profissional. Pode ser muito tentador vestir calças fato de treino ou pijama quando sabe que não tem de se deslocar para um escritório, mas vestir-se casualmente pode levar a que se sinta menos motivado para trabalhar. Por outro lado, se vestir o mesmo tipo de roupa que normalmente vestia no escritório está a recrear em casa o seu ambiente de trabalho. Isto leva a que se sinta mas focado e produtivo e, para além disso, vai sentir-se mais preparado caso o seu supervisor ou cliente peçam uma reunião inesperada.

O teletrabalho pode oferecer um melhor equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal do que se tivesse de se deslocar todos os dias para o trabalho, contudo tem de saber como permanecer produtivo. Se tiver em mente estas cinco dicas, é provável que crie bons hábitos de ambiente de trabalho onde pode tornar-se um membro essencial da sua equipa e ajudar a sua empresa a atingir os objetivos, ambos muito importantes para a sua carreira.