Voltar ao Blog
Blog Img

Aumentar a qualificação dos funcionários tem impactos comerciais e culturais diretos

De acordo com a PwC, 79% dos empregadores afirmam que a falta de skills essenciais nos funcionários está a ameaçar o crescimento potencial das suas organizações. O mesmo estudo também revela que 46% das chefias em todo o mundo acreditam que a qualificação é o método mais importante para preencher as lacunas nas competências. Vamos examinar mais de perto os impactos comerciais e culturais da qualificação.

 

Impactos na melhoria das competências nos negócios.

Na maioria dos casos, os empregadores decidem aumentar as habilidades ou treinar os seus funcionários apenas para permanecerem competitivos nos seus setores de atividade. Mas também existem outros motivos:

 

  • Manter uma força de trabalho competente. À medida que a era tecnológica avança, os colaboradores necessitam de aprimorar suas habilidades de forma contínua para que possam trabalhar de forma mais eficaz, em ferramentas mais tecnológicas e na agilidade de processos.

  • Impulsionar a inovação. A inovação é essencial para estabelecer e manter uma vantagem competitiva no mercado. Empresas com força de trabalho cujas habilidades estão atualizadas, ficam em vantagem face às restantes na vanguarda do desenvolvimento de novos produtos e serviços - e alcançam uma maior fatia no mercado desse setor.

  • Retenção crescente. O Business News Daily demonstra que fornecer aos seus funcionários a oportunidade para a melhoria das suas skills, desempenha um papel importante na retenção dos talentos. Tanto os colaboradores da Geração Y quanto os da Geração X, ao constatarem que não vão melhorar as suas capacidades numa empresa, a probabilidade de deixarem a empresa ao fim de 2 anos é maior.

  • Melhorar a atração de talentos. Quando a sua organização se torna conhecida por aprimorar as aptidões dos seus funcionários, muito provavelmente a sua empresa irá tornar-se uma referência para os melhores talentos. Segundo a Forbes, todas as empresas necessitam de preparar os sucessores dos funcionários-chave. Dessa forma, se um funcionário importante sair, a sua função pode ser imediatamente preenchida por um substituto qualificado.

 

Impactos culturais da qualificação

Os impactos culturais da qualificação podem não ser tão óbvios, mas existem mesmo assim. Os locais de trabalho onde os funcionários têm a oportunidade de crescer têm mais probabilidade de serem locais criativos e inovadores. Quando os
trabalhadores possuem mais skills - sejam habilidades técnicas ou sociais - eles estão aptos para melhor aplicarem essas mesmas habilidades em prática para resolver problemas. E, sabendo como aproveitar a tecnologia para se comunicar, eles podem compartilhar as suas descobertas com outras pessoas - o que, por sua vez, cria uma comunidade e promove uma cultura de compartilhamento.

Por exemplo, a PwC investiu recentemente $ 3 bilhões para aprimorar toda a sua rede global, bem como desenvolver e compartilhar tecnologias para dar suporte aos seus clientes. Isso resultou em uma abordagem liderada por pessoas, onde os funcionários têm autonomia para concentrar esforços onde eles acreditam que são mais necessários e desenvolver soluções inovadoras que podem beneficiar as suas equipas, o seu empregador e os seus clientes. As empresas que confiam nas suas pessoas para trabalhar de forma independente, a cultura organizacional é de capacitação e confiança mútua.

 

A melhoria de competências beneficia funcionários e empregador

Ao determinar quais as habilidades que a sua empresa precisa, e oferecer aos seus funcionários oportunidades não apenas de adquirir essas habilidades mas também de utilizá-las, vai ajudá-los e ao seu negócio a progredir. Ao mesmo tempo, quando os funcionários são incentivados a inovar e sentem valorizados pelos seus esforços, isso irá favorecer uma cultura organizacional prospera com base na inovação e no respeito mútuo.

Fontes:

https://www.businessnewsdaily.com/9389-reasons-employees-quit.html

https://www.pwc.com/gx/en/news-room/press-releases/2019/ceos-upskilling-workforce.html

https://www.forbes.com/sites/forbeshumanresourcescouncil/2018/10/02/knowledge-is-power-the-benefits-of-upskilling-for-employers-and-employees/#5fecf4de23c1

https://www.pwc.com/us/en/about-us/workforce-strategy.html

Necessita de informações sobre os nossos serviços? Fale connosco para qualquer esclarecimento. FALE CONNOSCO