Voltar ao Blog
Blog Img

10 argumentos que provam que um doutoramento o ajuda a destacar-se no mercado de trabalho

​Conseguiu um feito incrível: terminou o seu doutoramento! Mais do que uma experiência académica memorável ou a satisfação de ver o título de doutor antes do seu nome, conseguiu superar com sucesso um dos desafios académicos mais difíceis a que se poderia propor.

Além do mais, adquiriu um incrível leque de competências pelo caminho. Algumas delas são competências técnicas em contexto de laboratório ou competências académicas em matéria de escrita da tese ou partilha dos resultados da sua investigação. Mas também acrescentou um incrível leque de competências pessoais e soft skills ao seu kit de ferramentas. Estas competências são motivo de orgulho, por isso certifique-se de mostrar a potenciais empregadores as coisas fantásticas que vai conseguir trazer às suas organizações.

Eis 10 argumentos que provam que um doutoramento pode ajudá-lo a destacar-se entre a multidão.

1. Tem pensamento crítico
Durante o seu doutoramento, aprendeu a olhar para um problema de todos os ângulos, e é bom a pensar criticamente em soluções e oportunidades. Isto faz de si a pessoa certa para posições altamente técnicas e desafiantes.

2. É capaz de resolver problemas complexos
A complexidade é aquilo que sabe fazer. Passou anos a pensar em grandes ideias científicas e novas formas de as resolver. Agora está pronto para entrar no mercado de trabalho e ajudar a criar o futuro.

3. Aprende rápido
Os anos passados na universidade sugerem que absorveu novas ideias e conhecimento como uma esponja. Está habituado a pensar por si próprio e a aplicar a informação nova com ponderação e precisão.

4. É um prodígio técnico
Todos estes anos a trabalhar num laboratório ou a fazer trabalho altamente técnico onde quer que tenha sido valeram a pena. Possui competências técnicas impressionantes e mal pode esperar para as pôr em prática.

5. É um inovador nato
Enquanto estudante de doutoramento, não bastava conhecer a sua área de especialização. Teve de ser um inventor e inovador ativo para acrescentar alguma coisa ao seu campo de estudos. Esta mentalidade faz de si um ativo tremendo para qualquer equipa.

6. Sabe gerir projetos
Está habituado a jogar em várias frentes e sabe como se organizar a si e à sua equipa para dar conta do recado. Um potencial empregador sabe que as suas competências de gestão estão à frente da concorrência.

7. É um excelente comunicador
Teve de se vender a si e às suas ideias vezes e vezes sem conta para chegar onde está hoje. Além disso, é um professor experiente e sabe como comunicar com uma grande diversidade de públicos.

8. Pensa estrategicamente
Está constantemente a pensar além do próximo passo e a fazer planos a longo prazo que o ajudam a dar vida a ideias complexas. Este tipo de pensamento estratégico vai ajudá-lo a enfrentar qualquer desafio profissional com que se depare.

9. Está comprometido com o sucesso
Não é fácil terminar um doutoramento: é sinónimo de anos de trabalho árduo e muito sacrifício. Um potencial empregador sabe que está preparado para fazer tudo o que for preciso para ser bem-sucedido.

10. Faz com que tudo dê certo
A sua maior vantagem competitiva é talvez o facto de saber como fazer com que tudo dê certo. Já enfrentou desafios técnicos, burocracias e contrariedades frustrantes, e descobre sempre uma forma de os superar.

Pronto para sair do mundo académico e entrar no mundo do trabalho? Nós podemos ajudar. Confira o nosso novo webinar lecionado por Emmanuelle Hoarau, doutorado, para mais dicas e insights sobre a vida depois do doutoramento, ou entre em contacto com a nossa atenciosa equipa para um aconselhamento de carreira por um especialista.