Existe uma diferença entre ser um bom líder e microgerir e tem tudo a ver com confiança. Um bom líder atribui tarefas com base nos pontos fortes dos seus colaboradores e confia que eles são capazes de concluir essas mesmas tarefas. Um microgestor quer saber todos os detalhes das tarefas e prefere, ainda, que os colaboradores abordem a tarefa segundo ele próprio faria, conforme explica Muriel Maignan Wilkins, no seu artigo daHarvard Business Review“Signs That You’re a Micromanager”.Além disso, o microgestor gosta de receber atualizações frequentes sobre o progresso da sua equipa e sente que deve corrigir alguns aspetos dos resultados finais.
Felizmente, pode ensinar-se a parar de microgerir. Este processo envolve desligar-se e confiar que o seu pessoal é capaz de realizar, e bem, as tarefas que lhes atribuiu. Lembre-se destas dicas.
Parar de microgerir pode levar algum tempo e implicar alguma energia, mas, em último caso, poderá trazer um retorno bem grande ao nível do aumento da satisfação dos colaboradores, criatividade da equipa e desempenho.
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