Cinco dicas para gerir o stress no trabalho  

Kelly • set. 12, 2020

Está constantemente ansioso, irritado, cansado ou triste quando está no trabalho? Se sim, pode estar a sofrer de stress relacionado com o trabalho.


De acordo com o American Institute of Stress, pressões como cargas de trabalho elevadas; problemas com os colegas de trabalho, chefias ou clientes; balanço com a vida pessoal; e a falta de segurança de trabalho são as primeiras fontes de stress para os adultos.


Felizmente, existem várias práticas que pode fazer para conseguir gerir o stress no trabalho. Veja com atenção as seguintes dicas:


1.       Determine objetivos realistas: A maioria das pessoas querem ter uma boa performance no trabalho, mas se estão a tentar fazê-lo demasiado rápido para impressionar o manager ou anteciparem-se, podem estar a criar o seu próprio stress. Avalie objetivamente onde é que pode descontrair um pouco ao mesmo


tempo que vai de encontro às suas responsabilidades. Se conseguir, comece a dedicar mais tempo a tarefas completas.


2.       Pratique o “bloqueio de tempo”: Neste artigo, “5 Dicas Para Ajudar Os Managers a Gerir O Stress”, Victor Lipman recomenda pôr de parte um conjunto de horas onde não são agendadas reuniões, atendidas chamadas telefónicas ou respostas a mensagens. Ter um tempo onde não está a ser constantemente interrompido para se concentrar, sem multitasking, vai permitir-lhe ter muito mais trabalho feito.


3.       Deixe o trabalho no trabalho: Um dos aspetos mais importantes para gerir o stress é manter um bom balanço entre o trabalho e a vida pessoal. Quer trabalhe num escritório ou remotamente, limite o seu trabalho e tente deixar os assuntos no escritório. Se achar desafiante deixar de parte o trabalho, comece por marcar atividades que direcionem a sua atenção noutro lugar. Por exemplo, pode marcar uma spinning class, dar um passeio com o cão ou combinar um almoço ou jantar com um amigo.


4.       Tire um tempo para relaxar: Durante as tardes e aos fins-de-semana tire um tempo para relaxar e fazer atividades que aprecia, seja passar tempo na rua, divertir-se com a família e amigos, ler, ouvir música ou ver os seus programas favoritos.


5.      Saber mais sobre gestão holística do stress: Muitas pessoas acham que as soluções holísticas e os remédios ajudam-nos a gerir o stress. Por exemplo, o yoga e a meditação podem ajudá-lo a tornar-se mais calmo e mais resistente ao stress. Em adição, de acordo com o artigo de Dorene Petersen’s “Ansioso ou Sentir-se em Baixo: Podem os Óleos Essenciais Ajudar?”, para o American College of Healthcare Sciences, os óleos essenciais de bergamota, lavanda, incenso, salva e yling ylang (ou misturas que contenham estes ingredientes) podem ajudá-lo a melhorar o seu humor e reduzir a sua ansiedade.


Pode adicionar umas gotas no banho para ter um efeito mais calmante ou apenas usar um pequeno difusor para criar um ambiente relaxante. No entanto, se quiser utilizar um difusor no trabalho deve sempre verificar com os colegas primeiro, pois alguns podem ser alérgicos, ter alguma condição respiratória ou simplesmente não gostar da essência.


Mantenha em mente que quando o problema não é enfrentado, o stress pode causar estragos na sua vida pessoal e profissional – para não falar da sua saúde. Se a sua habilidade de funcionar profissionalmente está a ser comprometida e está a afetar a sua saúde, fale com o seu supervisor sobre reduzir o stress relacionado com o trabalho e consultar um médico de cuidados primários sobre outras maneiras de gerir stress.


Fontes:


https://www.stress.org/workplace-stress/


http://info.achs.edu/blog/depression-and-anxiety-can-essential-oils-help



https://www.forbes.com/sites/victorlipman/2016/10/17/5-tips-to-help-managers-manage-stress-2/


Melhores Fornecedores RH 2024 - Kelly Portugal na lista dos premiados.
Por Kelly 22 fev., 2024
Pela 10ª vez consecutiva, a Kelly Services Portugal, pertencente ao grupo Gi Group Holding, é distinguida pela APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas como o melhor Fornecedor RH em Portugal. Continuar a ler...
Coluna de opinião
Por Rui Barroso 26 jan., 2024
Um ambiente de trabalho saudável e produtivo é um dos aspetos essenciais para uma equipa trabalhar de forma eficaz e motivada. Compreender a motivação humana é algo já amplamente explorado, como por exemplo na famosa Teoria das Necessidades, de Maslow. Continuar a ler...
Aquisição da atividade europeia da Kelly pela Gi Group Holding .
17 jan., 2024
A Gi Group Holding anunciou dia 3 de janeiro a conclusão bem-sucedida da aquisição da atividade europeia da Kelly (Nasdaq: KELYA, KELYB), um dos principais fornecedores mundiais de soluções especializadas em talentos, tornando-se a maior aquisição na história da Gi Group Holding e aumentando as suas receitas para cinco mil milhões de euros.
Empregados e aborrecidos. Resenteeism é um novo desafio para as empresas
Por Pedro Pessoa, people development manager na Kelly Portugal para o jornal NOVO 15 jan., 2024
Resenteeism: Esta tendência no mercado laboral ocorre quando um funcionário está insatisfeito no seu emprego, externaliza a insatisfação, mas não se demite. “A insatisfação pode estimular resultados distintos”. Saiba como.
Por Joana Gama 13 dez., 2023
Sentir-se inadequado/a é algo comum, especialmente no ambiente de trabalho, onde somos avaliados pelo nosso desempenho. O síndrome do impostor pode se infiltrar nos nossos pensamentos, e fragilizar os nossos esforços e conquistas. Mas existe uma forma de transformar isso em algo poderoso? Veja o artigo completo.
Por Lucélia Silva 05 dez., 2023
Gostaria de saber se a sua carreira está em movimento? Descubra como as férias de inverno podem ser a chave para recarregar, refletir e se preparar para o próximo ano de trabalho. Apresentamos 5 perguntas que precisa de fazer para fazer o diagnóstico profissional e garantir um 2024 alinhado com suas aspirações e necessidades.
Por Dinheiro Vivo 27 nov., 2023
Apesar da remuneração continuar a ter um peso incontornável, os fatores ligados ao bem-estar dos profissionais e à flexibilidade dos modelos de trabalho são cada vez mais alavancas estratégicas para prevenir a fuga de recursos humanos para o exterior.
Descubra como a AI pode ajudá-lo a encontrar emprego
Por Notícias ao Minuto 21 nov., 2023
Descubra como a inteligência artificial (IA) está a revolucionar a forma como procuramos emprego. Neste artigo, revela as diversas maneiras pelas quais a IA está a ser utilizada em processos de recrutamento e como você pode aproveitar essas tecnologias a seu favor. Desde a otimização de currículos até à identificação de oportunidades de trabalho personalizadas, saiba como a IA pode se tornar sua melhor aliada na busca pelo emprego ideal.
Competências pessoais podem ajudar na procura de emprego
Por Kelly 07 nov., 2023
No atual mercado de trabalho ferozmente competitivo, as suas qualificações e experiência profissionais são essenciais, mas há outro fator crítico que o/a pode ajudar a distinguir-se: as suas competências pessoais. Continuar a ler...
Trabalho remoto vs trabalho no escritório
Por Kelly 07 nov., 2023
Nesta publicação do blog, vamos comparar a sustentabilidade ambiental do trabalho remoto e híbrido com o trabalho tradicional de escritório, lançando luz sobre os prós e contras de cada abordagem.
VER MAIS
Share by: