A comunicação é vital: Aperfeiçoe a sua capacidade de comunicação e torne-se num gestor ainda melhor  

Kelly • set. 17, 2020

​É um bom comunicador? Ou sente que ainda pode melhorar?


Se respondeu “Sim!” à segunda pergunta, saiba que não está sozinho! Segundo a investigação citada por Jacqui Barret no seu artigo do LinkedIn “The U.S. Is Facing a Critical Skills Shortage, Reskilling Can Be Part of the Solution”, a capacidade de comunicação é a competência mais procurada em 100 áreas metropolitanas nos EUA. E é ainda mais importante para gestores. A capacidade de comunicação permite-lhe transmitir a estratégia da sua empresa aos seus colaboradores, bem como dar-lhes instruções claras e feedback. 

Felizmente, com alguma paciência e prática, é possível aprender a ter uma boa capacidade de comunicação. Veja abaixo como:


  • Trabalhe a sua linguagem corporal. Para comunicar de forma eficaz, deve mostrar uma atitude confiante e aberta. Mantenha as costas direitas, sentado ou em pé, evite cruzar os braços e estabeleça contacto visual.


  • Oiça de forma ativa. Use sugestões visuais, como acenar, para mostrar o seu envolvimento. De vez em quando, pode também repetir a última palavra de uma frase para mostrar que está a seguir o pensamento da outra pessoa. 


  • Mostre empatia. A empatia ajuda-o a perceber o ponto de vista dos outros e pode ser útil quando tem que determinar de que forma deve dirigir uma conversa. Por exemplo, se tiver que pedir um novo software ao seu supervisor para a sua equipa, precisa de perceber se ele ou ela terão orçamento para tal, o que só acontecerá se puder demonstrar de que forma esse software beneficiará a empresa.


  • Pratique as suas competências de escrita. Conforme destacado por F. John Reh, no artigo “Ways to Improve Your Communication Skills at Work” do
  • The Balance, uma boa capacidade de escrita faz com que perca menos tempo a tirar dúvidas ou a repetir-se. Para escrever bem, precisa de um bom entendimento gramatical e de um vocabulário sólido. Ler é uma boa forma de melhorar a sua gramática. Ao subscrever newsletter da Merriam-Webster Word of the Day pode também aprender uma palavra nova todos os dias. 


  • Potencialize o software conforme necessário. Às vezes precisa de apoio visual para fazer passar a sua mensagem. Pode usar programas como o Word e PowerPoint para criar documentos, apresentações e até infográficos, conforme aconselhado por Krysten Godfrey Maddocks no seu artigo “6 Ways to Improve Your Communication Skills at Work”, escrito para a Southern New Hampshire University. 


  • Aprenda como comunicar com gerações diferentes. Em locais de trabalho com várias gerações, é necessário saber interagir com Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z. Segundo refere Chad Brooks no seu artigo do Business News Daily “Bridge the Gap:Communicating With a Multigenerational Workforce”, a Geração Z prefere a comunicação em pessoa e os Millennials preferem a abordagem colaborativa à interação. Os membros da Geração X respondem bem a receber instruções. Por outro lado, os Baby Boomers são mais reservados que as outras gerações. 


  • Aprenda uma segunda ou terceira língua. Graças ao aumento da globalização e avanços tecnológicos, existe um maior número de empresas a envolverem-se em parcerias internacionais que incluem a colaboração de equipas de diferentes países. Dominar uma segunda ou terceira língua pode ajudá-lo a navegar pela complexidade que é gerir equipas multilíngues.


Inicialmente, o aperfeiçoamento da sua capacidade de comunicação pode fazê-lo sair da sua zona de conforto, mas, a longo prazo, compensará todo o esforço. Será capaz de interagir de forma mais eficaz com os outros, o que, por sua vez, poderá funcionar a favor da sua carreira, pois fará de si um melhor gestor. 

Fontes:

https://www.merriam-webster.com/word-of-the-day

https://blog.linkedin.com/2018/april/19/the-u-s-is-facing-a-critical-skills-shortage-reskilling-can-be-part-of-the-solution?trk=lilblog_04-26-18_biggest-skill-gap_tl&cid=70132000001AyziAAC

https://www.thebalancecareers.com/improving-your-communication-skills-at-work-2275766

https://www.snhu.edu/about-us/news-and-events/2018/03/communication-skills

https://www.businessnewsdaily.com/9708-multigenerational-workforce-communication.html


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