Voltar ao Blog
Blog Img

Como Manter a Produtividade a Trabalhar a Partir de Casa

​Nada de transportes ou vestuário recomendado e melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal – estes são apenas alguns dos benefícios de trabalhar a partir do conforto da sua casa. Ainda assim, trabalhar remotamente não traz só vantagens – muitos trabalhadores remotos têm dificuldade em manter a autodisciplina e produtividade.

Na Kelly, reconhecemos a necessidade de alargar horizontes e incluir novas formas de trabalho. Com base na experiência dos nossos colaboradores, seguem-se algumas dicas já experimentadas e testadas sobre como manter a produtividade no trabalho remoto.

Defina um horário –Começar a horas e definir um horário ajuda muito à autodisciplina, mas também reforça a concentração. A sua família e amigos devem também estar conscientes do seu horário de trabalho.

Reduza as distrações –Sejam elas os seus filhos, animais ou telemóvel. Esta última pode ser enganadora – mantenha-se afastado do telemóvel, pois é muito fácil perder a noção do tempo quando começa a ver o seunews feed.

Não trabalhe em pijama, distinga o seu lado trabalhador do seu lado de descanso –Também não há necessidade de usar o seu melhor fato, mas vestir algo confortável e apresentável ajudá-lo-á a separar o seu lado trabalhador do seu lado de descanso. Segundo a Dr. Karen Pine, que dá aulas de psicologia da moda “Quando vestimos uma peça de roupa, é comum adotarmos as características associadas a essa roupa. Há muita roupa com significado simbólico para nós, seja o nosso traje profissional ou a ‘roupa de descanso do fim de semana’. Como tal, quando a vestimos, preparamos o nosso cérebro para agir de acordo com ela.”

Mantenha uma rotina matinal –Uma das maiores vantagens de trabalhar a partir de casa é dedicar menos tempo à sua rotina matinal. Além disso, também ganha tempo ao não ter de se deslocar até ao trabalho. No entanto, tal não deve ser interpretado como uma falta de rotina.

Tenha um espaço de trabalho permanente –Assim que decidir qual a melhor divisão para trabalhar, limpe-a e arrume-a regularmente. Invista numa boa iluminação e adicionegadgetscom cores que o inspirem.

Saia de casa –Ter disciplina não significa que tenha de ficar em casa e sentir-se como se estivesse numa prisão. Dê uma volta ou vá almoçar fora com um amigo, tal como faria no escritório.

Socialize –Trabalhar a partir de casa pode ser solitário. Saia com amigos depois do trabalho ou vá ao escritório de tempos a tempos cumprimentar os seus colegas. Participe em conferências e eventos que lhe permitam conhecer novas pessoas.

Trabalhar a partir de casa é, para muitos, um sonho tornado realidade e não é de admirar. Posto isto, se está a considerar seriamente um trabalho remoto, terá de se esmerar ao nível da autodisciplina para manter a satisfação com o trabalho e progredir na carreira. A boa notícia é que existem atualmente centenas de empregadores que permitem o trabalho flexível e, como tal, inúmeras oportunidades por onde escolher. Deixe de sonhar e procure o seu trabalho flexível agora!