Close Send Email Message
profileImage

 








Como determinar se nos adequamos à cultura da empresa

 
Como determinar se nos adequamos à cultura da empresa


Quando vai a uma entrevista para uma nova função na área de engenharia, é crucial que examine todos os aspetos do emprego para que possa avaliar se é realmente ideal para si. Embora a descrição e remuneração do emprego sejam obviamente importantes, existem outros dois fatores a considerar: a cultura e o ambiente da empresa. Lembre-se: se estiver à vontade em relação às atitudes, crenças e práticas prevalentes no local de trabalho, é muito mais provável que se sinta feliz e tenha um bom desempenho no seu emprego.

Antes de se decidir a aceitar uma oferta, determine quais os aspetos da cultura da empresa e ambiente de trabalho que têm maior importância para si. Com base nas suas preferências, avalie se a empresa se adequa à sua cultura. Pode usar a internet para pesquisar sobre os valores, história e reputação da entidade empregadora. Adicionalmente, não deverá ter receio de fazer perguntas sobre a cultura da empresa ao gestor de contratação durante a entrevista.

Tenha os seguintes pontos em consideração:

Valores da empresa: Como engenheiro profissional, é provável que tenha alguns valores essenciais relativamente a aspetos como a proteção do bem-estar público, preservação do meio ambiente, diversidade do local de trabalho e práticas éticas da sua área. Caso seja membro de uma associação profissional, poderá até esperar-se que adira a alguns desses princípios. É vantajoso que a entidade empregadora partilhe alguns dos seus valores para que você se sinta totalmente empenhado numa função. Leia a declaração de missão da empresa e a sua história na sua página na internet para conhecer os seus valores. Além disso, pode também perguntar ao recrutador quais os valores e feitos da empresa que considera mais importantes.

Reputação da empresa: pesquisar sobre a reputação de uma empresa, permite aos engenheiros uma melhor compreensão das crenças da entidade empregadora e se estas coincidem ou não com os seus ideais. Considerando que os clientes de empresas envolvidas em atividades de engenharia são logicamente avessos ao risco, a forma como a entidade empregadora é referida na indústria, bem como na sociedade em geral, terá impacto na sua vida e histórico profissional. Faça uma pesquisa sobre a reputação da empresa em artigos e notícias sobre economia e também nas redes sociais. Também é aconselhável ir ao Glassdoor para obter alguma informação sobre o que os funcionários atuais e anteriores têm a dizer sobre a empresa como entidade empregadora.

Estilo de Gestão/Liderança: é vantajoso saber qual o estilo de gestão do seu supervisor direto. É autoritário, diretivo, participativo ou tem outro estilo? De que forma corresponde às suas preferências de comunicação?

Ambiente de trabalho: o seu ambiente de trabalho é incrivelmente importante para a sua felicidade e produtividade geral. Verifique se irá usar tecnologia de ponta; se trabalhará num cubículo ou numa zona com uma disposição em plano aberto; qual a indumentária aconselhada; e se o ambiente geral é formal ou descontraído. Pergunte ao recrutador “Quais são as alturas do ano mais movimentadas?” para perceber mais sobre as horas de trabalho e o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal.

Grau de trabalho em equipa: uma vez que a maioria dos engenheiros trabalham por projeto, é importante que perceba se fará parte de uma equipa multifuncional ou se trabalhará individualmente. De que forma isso se alinha com as suas preferências?

Oportunidade de trabalhar com peritos: para construir a sua reputação na sua área específica de engenharia, é provável que queira trabalhar com peritos de renome. Descubra se terá oportunidade para colaborar com mentes brilhantes, bem como se terá oportunidade de melhorar a sua própria competência através de publicações, palestras, desenvolvimento de propriedade intelectual e aplicações de patentes. Para ficar com uma ideia concreta sobre o tipo e quantidade de oportunidades que terá para melhorar a sua reputação, pergunte sobre projetos e eventos próximos e sobre qual poderia ser o seu cargo. Pode também perguntar como é que os engenheiros atualmente empregados nesta divisão ou neste projeto estão a construir as suas reputações profissionais.

Âmbito do projeto: cada vez mais engenheiros estão envolvidos em empreendimentos relevantes e internacionais. Irá trabalhar com compromissos de grande escala, à escala nacional ou até global? Quais as oportunidades que terá para causar impacto em projetos de elevado relevo?

Produtos da próxima geração: muitos engenheiros desejam utilizar a tecnologia de ponta no que diz respeito a novos tipos de produtos. Verifique se irá trabalhar na conceção, desenvolvimento e construção de produtos da próxima geração.

Progresso: o progresso na carreira é um aspeto crucial quando se pondera sobre um cargo. Pergunte que tipos de programas de formação e desenvolvimento são proporcionados pela entidade empregadora, bem como quais os percursos profissionais disponíveis na empresa.

Se isto é importante para si, é fundamental que saiba mais antes de tomar a decisão de aceitar ou rejeitar um emprego. Utilize os pontos acima para fazer perguntas e iniciar um diálogo; dessa forma, poderá obter uma ideia mais robusta sobre a cultura da empresa e tomar uma decisão informada sobre se será adequada para si.


Close
Sign in using your Account email or sign in using one of your social networks by clicking an icon below.
 
 
Email:  
Password:  

 
Don't have an account?
Create one now
First Name:  
Last Name:  
Email:  
Password:  
Verify Password: