Close Send Email Message
profileImage

 








10 dicas para manter os seus dispositivos seguros

 
10 dicas para manter os seus dispositivos seguros


A maior parte de nós tem um tablet, um smartphone ou ambos para uso pessoal e/ou profissional. Mas sabia que quando acede ao seu email de trabalho no seu smartphone, enquanto está numa viagem de negócios ou lê um relatório no seu tablet, enquanto bebe um café com leite no seu café favorito, todos os dados dos seus dispositivos podem estar em risco de ser pirateados? 

É de lamentar, mas é a verdade: os dispositivos são menos seguros do que os computadores pessoais. Além disso, são também usados frequentemente em redes não seguras, deixando informação exclusiva pessoal e empresarial potencialmente vulnerável a piratas informáticos e outros criminosos. É por isso que é imperativo que saiba manter a informação do seu smartphone ou Tablet segura e não exposta a utilizadores não autorizados. Leia algumas dicas práticas sobre como manter os seus dispositivos seguros. 

1. Instale software de segurança. Assim como instala software no seu computador pessoal, é aconselhável instalar um programa de segurança também nos seus dispositivos. O ToptenReviews, que fornece uma lista do melhor software para telemóveis e tablets, é um bom ponto de partida. 

2. Prepare-se para a perda ou roubo. Perder um dispositivo ou ser vítima de roubo é também outra das ameaças mais comuns aos seus dados. Se o dispositivo se perder ou for roubado, não pode simplesmente contar em tê-lo de volta. E apesar da maioria dos ladrões estar somente interessado em vender o hardware, há sempre a possibilidade de alguém aceder aos seus dados e usá-los para proveito próprio. Para minimizar as possibilidades de isto acontecer, use um programa de limpeza remota de dispositivos e apague todos os dados do dispositivo a partir de qualquer computador ligado à Internet.Google, Android e Apple todos oferecem opções de limpeza remota para dispositivos. 

3. Restrinja o acesso ao seu dispositivo. A ConsumerReports.org aconselha a restringir o acesso ao seu telefone ao bloqueá-lo com uma palavra-passe que consista de uma combinação de pelo menos 8 letras, carateres especiais e números. Abstenha-se de palavras, datas e frases facilmente reconhecidas e escolha uma palavra-passe que não seja fácil de descobrir. 

4. Encripte o seu dispositivo. Ao encriptar o seu dispositivo adiciona uma camada adicional de proteção, uma vez que torna a sua informação mais difícil de interpretar a qualquer pessoa que tenha acesso ao seu telefone. Pode ativar a encriptação nas Definições do seu dispositivo; lembre-se apenas que vai necessitar de um PIN ou palavra-passe para o decifrar sempre que o inicia. 

5. Faça cópias da sua informação. Todos os dispositivos oferecem uma opção de cópia da sua informação, pode ser para o servidor da Google ou iCloud, dependendo do dispositivo. Vá simplesmente às definições e siga as instruções. Ao copiar os dados, pode sempre recuperá-los, mesmo se o seu telefone se perder, for roubado ou se partir. 

6. Use apenas redes seguras. Alguns espaços públicos têm redes públicas não encriptadas que não requerem uma palavra passe para entrar. Estes tipos de redes fornecem aos criminosos oportunidades de obter os seus dados. Evite usar redes não seguras e entre somente em redes WEP, WPA, ou VPN, que oferecem uma melhor proteção. 

7. Não armazene palavras passe no seu dispositivo. Palavras-passe de importantes emails, banco e rede de trabalho nunca devem ser armazenadas no seu dispositivo. Assim sendo desative a opção “lembrar a palavra-passe”. No entanto, uma vez que pode ser difícil recordar todas as palavras-passe diferentes, pode usar um APP Manager com palavra-passe de administrador que armazena todas as suas palavras-passe enquanto as protege de falhas de segurança. 

8. Nunca armazene informação confidencial no seu dispositivo. O seu número de segurança social, o número de cliente do banco ou outra informação semelhante nunca deve ser armazenada no seu dispositivo, porque pode ser usado por criminosos que pretendem roubar a sua identidade. Ao mesmo tempo, é aconselhável coibir-se de armazenar informação pessoal e empresarial tal como relatórios e trabalhos descarregados no seu dispositivo. 

9. Desative o protocolo do Bluetooth que visa emparelhar dispositivos. De acordo com Robert McGarvey no seu artigo  "Como manter o seu Dispositivo Seguro", escrito para a Travel and Leisure, ao desativar esta componente torna-se impossível que os criminosos “acedam" ao seu dispositivo através de Bluetooth.

10. Tenha cuidado ao descarregar aplicações. O McAfee Security Advice Center adverte que as aplicações podem ser usadas para obter a sua informação pessoal e empresarial. Certifique-se de que as aplicações que selecionou são confiáveis e provenientes de uma fonte confiável como a loja Android ou iTunes. 

Manter os seus dispositivos seguros é sobretudo uma questão de preparação e vigilância constantes. Utilize as dicas acima para ajustar o seu dispositivo e exerça sempre o seu melhor julgamento antes de usar redes ou aplicações não seguras. 


Close
Sign in using your Account email or sign in using one of your social networks by clicking an icon below.
 
 
Email:  
Password:  

 
Don't have an account?
Create one now
First Name:  
Last Name:  
Email:  
Password:  
Verify Password: