Ofertas de Emprego > Consulte as nossas ofertas de emprego e candidate-se online.
Find a Job
Pedido de Recrutamento > Envie-nos a sua necessidade de recrutamento e entraremos em contacto para confirmar o seu pedido.
Find People
Close Send Email Message
profileImage

 








Como manter-se motivado no trabalho

 
Como manter-se motivado no trabalho


De acordo com a Forbes, tédio no local de trabalho pode ser prejudicial à produtividade. De fato, o tédio pode levar funcionários de alto desempenho a involuntariamente sabotar o seu próprio trabalho e geralmente registar um desempenho negativo. Além disso, quando está cansado, torna-se mais infeliz, menos empenhado e mais stressado. 

A monotonia pode atingir qualquer pessoa, desde o mais novo estagiário ao presidente executivo mais sénior. Não tem tanto a ver com uma carga de trabalho leve, mas sim com ter um trabalho com significado. Aqueles que acreditam que o seu trabalho é importante; que sentem controlo sobre o seu trabalho e que acreditam que estão a avançar para a concretização de um objetivo significativo têm menor probabilidade de sucumbir ao cansaço do que aqueles que não acreditam. Resumidamente, se se sentir estimulado, será provavelmente mais produtivo, estará mais relaxado e será mais feliz. Além disso, é também mais provável que continue a expandir o seu conhecimento e que progrida na sua carreira. 

Mas, quando domina as exigências do seu trabalho e o executa sempre bem, como pode assegurar que continua a ser estimulado no trabalho? As seguintes estratégias ajudá-lo-ão. 

Redescubra o significado do seu trabalho. Isto pode soar cliché, mas é realmente uma das melhores maneiras de voltar a sentir-se estimulado. Pergunte-se porque aprecia aquele trabalho. É porque ajuda outras pessoas? É porque cria ferramentas úteis? É porque o seu trabalho apoia objetivos importantes? Ao redescobrir o que acredita ser significativo no seu trabalho, é mais provável que reacenda e aumente a sua paixão pelo mesmo. 

Faça mais aquilo que gosta. Todos têm algo que gostam mais de fazer no seu trabalho. Identifique o que faz o tempo voar e trabalhe mais nisso mesmo. Ao mesmo tempo, explore opções para automatizar tarefas repetitivas no seu computador. 

Crie expetativas elevadas para o seu desempenho. Mesmo se terminar constantemente tudo a tempo e horas, existe sempre uma maneira de melhorar as coisas. Trabalhe mais depressa, sem sacrificar a qualidade; espere mais precisão de si mesmo ou passe mais tempo a pesquisar relatórios do que tem feito até agora. Faça o que puder para aumentar o seu desempenho de bom para excelente. 

 Voluntarie-se para mais trabalho.  A fórmula infalível para continuar entusiasmado é trabalhar mais. Quando possível, ofereça-se para trabalho adicional. Isto significará que tem que executar os seus trabalhos em menos tempo e ainda terminar novos trabalhos. 

Aprenda algo novo.  Crescente automação e globalização significa que a maneira como nós trabalhamos está constantemente a mudar. Além disso, as indústrias submetem-se a todos os tipos de desenvolvimentos devido a avanços sociais, económicos e tecnológicos. Como consequência, cada profissional deve ter o cuidado de aumentar o seu conhecimento e adquirir novas competências a fim de acompanhar este grau de desenvolvimento. Procure saber o que poderá aprender de novo referente ao seu trabalho. Dominar uma nova aplicação, estudar tendências sobre o setor ou frequentar uma formação para adquirir oficialmente uma competência nova? O que quer que escolha aprender, é um investimento na sua carreira porque ficará melhor preparado para assumir trabalhos desafiadores. 

 Trabalhe com outro departamento. O Savvy Intern sugere que trabalhar com outras equipas da sua empresa o pode ajudar a sentir-se estimulado. Mesmo que a sua empresa esteja dividida por setores, podem existir projetos sobrepostos nos quais pode ajudar. Interaja com pessoas da sua organização para descobrir novas oportunidades e lembre-se de as discutir com o seu superior hierárquico antes de se comprometer com algo.  

Fale com o seu supervisor e peça trabalho mais desafiante. Se continua desmotivado, peça ao seu supervisor uma reunião. Explique que está a realizar as suas tarefas como esperado mas já não se sente desafiado. É possível que o seu supervisor tenha uma variedade de opções para si, desde projetos específicos, a projetos de relevo, permitindo-lhe assim assumir oficialmente mais responsabilidades. Antes de aceitar novos trabalhos, avalie honestamente se está preparado para o fazer e lembre-se de solicitar todos os recursos ou ajuda necessários. 

Permanecer estimulado no trabalho é essencial para o seu desenvolvimento profissional e satisfação no trabalho. Use as estratégias acima para o ajudar a executar melhor as tarefas, aprenda novas competências e avance na sua carreira. 

 


Ofertas de Emprego

Consulte as nossas ofertas de emprego e candidate-se online.
Find a Job

Ofertas de Emprego

Consulte as nossas ofertas de emprego e candidate-se online.
Find a Job

Pedido de Recrutamento

Envie-nos a sua necessidade de recrutamento e entraremos em contacto para confirmar o seu pedido.
Find People

Pedido de Recrutamento

Envie-nos a sua necessidade de recrutamento e entraremos em contacto para confirmar o seu pedido.
Find People
Close
Sign in using your Account email or sign in using one of your social networks by clicking an icon below.
 
 
Email:  
Password:  

 
Don't have an account?
Create one now
First Name:  
Last Name:  
Email:  
Password:  
Verify Password: